Após receber medicação errada em um hospital no município de Morrinhos, o bebê Anthony Gabriel Zeferino Ribeiro, de apenas 1 ano e 10 meses, completou três dias internado em UTI pediátrica. De acordo com a equipe médica do Hospital Regional Norte (HRN), Anthony teve leve melhora eu seu estado clínico.
Na última terça-feira (15), a criança foi levada pelos pais ao hospital com febre, falta de ar e suspeita de pneumonia. Na unidade, ele passou por uma consulta e o médico receitou medicações. Uma técnica de enfermagem teria aplicado na veia da criança a medicação que deveria ter sido utilizada por inalação, o que provocou um efeito grave no estado do bebê.
Segundo familiares da criança, assim que a medicação foi aplicada ele desmaiou. Logo em seguida, Anthony foi transferido para o Hospital Regional de Sobral, onde permanece internado.
“Meu tio disse que ele estava sangrando pelo nariz, pela boca. Quando chegou lá ele teve quatro paradas respiratórias, foi reanimado quatro vezes e agora está intubado na UTI lá do Regional, com sangramento nos dois pulmões”, relatou a prima da criança.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Morrinhos disse que um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado para apurar os fatos e posterior sanções. De acordo com a Secretaria, a profissional que aplicou o medicamento foi afastada sem remuneração até a conclusão da apuração.
O Hospital Regional Norte, para onde a criança foi transferida, informou que Gabriel deu entrada na unidade em estado grave, mas está em “curva de melhora” respondendo ao tratamento clínico.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.