PUBLICIDADE

Beira-Mar terá faixa exclusiva para pedestres e atividades físicas

Foto: Reprodução

Um trecho da Avenida Beira-Mar de Fortaleza, entre a Av. Rui Barbosa e o Mercado dos Peixes, será parcialmente bloqueado para o tráfego de veículos durante os fins de semana e ficará destinado ao uso de pedestres e praticantes de exercícios. A medida começa a valer neste sábado (13), das 4h às 8h30.

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a iniciativa visa estimular hábitos saudáveis, incentivar o uso seguro dos espaços públicos e ampliar a utilização das áreas abertas da cidade. A interdição parcial ocorrerá sempre aos sábados e domingos, exceto em datas com eventos esportivos oficiais previamente agendados no local.

Com a mudança, a faixa da esquerda, próxima ao calçadão será reservada exclusivamente para pedestres e corredores. O tráfego de veículos ficará concentrado na outra pista da avenida.

Agentes e monitores da AMC atuarão ao longo do percurso para assegurar a segurança viária e o bom funcionamento da ação. A sinalização será feita com cones e outros instrumentos de controle de tráfego.

Foto: Reprodução

Paralelamente, Fortaleza discute um novo Plano de Reorganização da Beira-Mar, coordenado pela Prefeitura. Com as mudanças previstas, alguns segmentos, como comerciantes locais, podem ser realocados, e será proibida a circulação de patinetes, triciclos, motocicletas elétricas e outros modais que trafegam de forma inadequada nas calçadas.

Algumas dessas alterações já constam no decreto publicado em 21 de agosto. O prazo para que a administração municipal conclua o reordenamento do trecho entre a Ponte Metálica e o Mercado dos Peixes é de 180 dias até fevereiro de 2026.

O plano prevê a divisão da orla em 12 setores, que serão vistoriados por equipes da Prefeitura. Em cada setor, será feita a identificação da situação dos permissionários, com o recadastramento dos regularizados e, se necessário, a transferência de atividades para outras áreas da orla.

De acordo com o secretário da Regional 2, Márcio Martins, em alguns casos, pode ser necessário deslocar atividades que não se adequem ao novo perfil da Beira-Mar para outras regiões da cidade. Ele ressalta, no entanto, que cada situação será analisada individualmente e discutida com os empreendedores.

Segundo o gestor, a regularização dos permissionários ocorrerá à medida que os setores forem avaliados. Após essa etapa, a fiscalização do cumprimento das novas regras será realizada pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

O decreto municipal suspendeu os processos de concessão, renovação, transferência e ampliação de permissões para uso de espaços públicos na área da Beira-Mar. Além disso, foram revogadas todas as autorizações em vigor e suspensos os processos licitatórios em andamento para equipamentos localizados no local.

Porém, essa revogação está condicionada à conclusão de processo administrativo específico para notificação do autorizatário ou permissionário e exercício de ampla defesa, no prazo de dez dias. Os boxes do Polo de Artesanato da Beira-Mar, a Feirinha da Beira-Mar, não estão inclusas nessa medida.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir