No próximo sábado (14/12), o Bicicletar, sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, completa 10 anos de funcionamento, promovendo mobilidade ativa e sustentável. Este marco também coincide com a maior expansão do programa, que, neste ano, chegou a todas as 12 Regionais da cidade. Dessa forma, 52% da população está a menos de 500 metros de uma estação.
Comparada a outras grandes cidades brasileiras, a capital cearense apresenta índices superiores. Em São Paulo e Rio de Janeiro, apenas 18,1% e 6,5% da população, respectivamente, vivem perto de uma estação de bicicletas compartilhadas.
A localização das novas estações é planejada para beneficiar áreas mais vulneráveis, com menor acesso a oportunidades de emprego e educação, além de levar em consideração a densidade demográfica. De acordo com Isabela Castro, coordenadora de Mobilidade da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o Bicicletar tem papel fundamental ao conectar as áreas periféricas de Fortaleza aos centros.
Inicialmente financiado por patrocinadores privados, o Bicicletar passou a ser predominantemente custeado pelo poder público desde 2019. Os recursos são provenientes da venda de cartões de estacionamento rotativo (Zona Azul).
Com a expansão de 2023, a frota recebeu 100 bicicletas elétricas. Em outubro, o Bicicletar registrou uma média histórica de 3.967 viagens diárias, totalizando mais de 123 mil viagens no mês. O recorde foi alcançado no dia 22 de outubro, com 4.472 viagens. Atualmente, o sistema possui 1.593 bicicletas.
Impacto Ambiental e Social
Com mais de 7,2 milhões de viagens realizadas, o Bicicletar evitou a emissão de aproximadamente 2.950 toneladas de CO₂. A criação do programa Pedala Mais em 2023 também reforçou as políticas públicas voltadas à mobilidade sustentável em Fortaleza. A meta é transformar a cidade na mais ciclável da América Latina, com a previsão de dobrar a quantidade de ciclistas, de 5% para 10% da população, nos próximos dez anos.
Fortaleza conquistou a primeira posição no programa Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI) entre 275 cidades de todo o mundo. Com os investimentos do Pedala Mais, o Bicicletar expandiu, com a implantação de 58 novas estações e a renovação de 114 outras. Hoje, o sistema conta com 252 estações e cobre todas as 12 Regionais da cidade.
Como Usar o Bicicletar?
A utilização do Bicicletar é simples e gratuita para os usuários do Bilhete Único, com direito a viagens de até 60 minutos de segunda a sábado e 90 minutos aos domingos e feriados, sempre com intervalo de 15 minutos entre os trajetos. Para usar o sistema, basta baixar o aplicativo do Bicicletar ou retirar as bicicletas diretamente nas estações com o Bilhete Único. Clique aqui para mais informações.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.