A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Bienal Internacional de Dança do Ceará aborda o envelhecimento na dança

A 14ª edição da Bienal Internacional de Dança do Ceará traz um tema provocativo: “Dance no seu tempo”. Com o intuito de explorar a questão do envelhecimento na dança, a Bienal destaca o que perdura nos corpos ao longo do tempo. O evento acontecerá de 28 de março a 7 de abril de 2024, com uma programação diversificada e acessível em várias cidades cearenses.

O seminário de abertura será o ponto de partida desta edição. O evento está marcado para o dia 28 de março, às 10h, no Auditório da ADUFC em Fortaleza. Na oportunidade, bailarinos, coreógrafos e gestores públicos se reunirão para discutir questões como “O que o envelhecimento aporta à dança?” e “Quais as ações das políticas públicas para combater o etarismo nas artes?”. O seminário continuará de 2 a 5 de abril.

A plataforma Corpos Longevos inspirou boa parte da programação da Bienal, buscando desmistificar os limites etários impostos aos profissionais das artes cênicas. O espetáculo “Corpos Velhos – pra que servem?” será apresentado na noite de abertura, destacando alguns dos pilares da dança contemporânea no Brasil, incluindo bailarinos com idades que desafiam estereótipos.

Bienal Internacional de Dança do Ceará aborda o envelhecimento na dança
Foto: ©Sammi Landweer – Encantado 2021/Lia Rodrigues

Abertura Oficial

Além de “Corpos Velhos – pra que servem?”, a abertura oficial em Fortaleza apresentará “Canto do povo de um lugar”, resultado de uma residência artística conduzida pelo coreógrafo Jorge Garcia com a Escola de Dança de Paracuru. Após a cerimônia no Cineteatro São Luiz, a festa de abertura seguirá para o Complexo Cultural Estação das Artes.

Programação

A Bienal de Dança também terá programação em Paracuru, Pacatuba, Itapipoca e Trairi, com apresentações, palestras e residências artísticas. Para a abertura no Cineteatro São Luiz e todos os espetáculos em Fortaleza, serão disponibilizados tíquetes gratuitos no site Sympla. Nas demais cidades, o acesso será por ordem de chegada, respeitando a capacidade de público de cada espaço.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir