A Black Friday vem se consolidando como um impulsionador de vendas no varejo no fim do ano. Segundo a pesquisa sobre o Potencial de Consumo dos fortalezenses para o período este ano, 38,6% dos consumidores pretendem fazer compras, movimentando aproximadamente R$ 388 milhões em transações no comércio físico e online.
Este estudo, conduzido pela Fecomércio Ceará e pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), mostra que as motivações principais incluem o desejo de aproveitar ofertas em produtos necessários. Ao todo, 75,3% dos entrevistados buscam itens essenciais a preços reduzidos e 14,8% planejando antecipar compras de presentes para o Natal.
A Black Friday ocupa o terceiro lugar entre as datas mais significativas para o setor de varejo, ficando atrás apenas do Dias das Mães e do Natal. Comparado a edições anteriores, 32,5% dos consumidores indicaram que pretendem gastar menos nesta edição, enquanto 27,9% planejam aumentar os gastos.
Para 45,7% dos entrevistados, a Black Friday já é uma tradição de compras. Entre esses consumidores, 50,9% pretendem adquirir a mesma quantidade de produtos dos anos anteriores. Um percentual de 27,3% revelou que comprará menos, com a maioria (66,5%) interessada em um a dois produtos, enquanto 33,4% planejam comprar três itens ou mais.
Os descontos são o fator de atração para 32,1% dos consumidores, mas outros fatores também impulsionam as compras: 19,1% valorizam a maior variedade de produtos, 14,5% fazem economias específicas para o evento e 5,2% mencionam o uso do décimo terceiro salário.
Entre as categorias mais procuradas estão eletrodomésticos (30,9%), vestuário (22,8%), calçados (21,0%), eletrônicos (16,3%), artigos para o lar (10,2%) e smartphones (9,6%). Produtos de maior valor, como eletrônicos e eletrodomésticos, atraem os consumidores para as opções de pagamento parcelado, com 62,2% preferindo essa modalidade e o cartão de crédito sendo a opção mais utilizada, citado por 59,4% dos entrevistados.
A pesquisa de preços é uma prática essencial entre os consumidores, especialmente diante das dúvidas sobre a veracidade das promoções, uma preocupação para 36,8% dos entrevistados que não pretendem comprar. Dos que pretendem aproveitar as ofertas, 67,9% confirmaram realizar pesquisas para garantir os melhores descontos e evitar promoções enganosas. Entre eles, 36,8% começaram as pesquisas com mais de um mês de antecedência, acompanhando a variação de preços e montando listas de produtos desejados.
A semana da Black Friday é o período escolhido por 53,4% dos consumidores para realizar suas compras, aproveitando ofertas antecipadas. No entanto, 26,8% preferem esperar pelo próprio dia da Black Friday, que neste ano será no dia 29 de novembro, com expectativa de encontrar os maiores descontos.
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