PUBLICIDADE

Black Friday: comércio fortalezense projeta R$ 388 milhões em vendas

A Black Friday vem se consolidando como um impulsionador de vendas no varejo no fim do ano. Segundo a pesquisa sobre o Potencial de Consumo dos fortalezenses para o período este ano, 38,6% dos consumidores pretendem fazer compras, movimentando aproximadamente R$ 388 milhões em transações no comércio físico e online.

Este estudo, conduzido pela Fecomércio Ceará e pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), mostra que as motivações principais incluem o desejo de aproveitar ofertas em produtos necessários. Ao todo, 75,3% dos entrevistados buscam itens essenciais a preços reduzidos e 14,8% planejando antecipar compras de presentes para o Natal.

A Black Friday ocupa o terceiro lugar entre as datas mais significativas para o setor de varejo, ficando atrás apenas do Dias das Mães e do Natal. Comparado a edições anteriores, 32,5% dos consumidores indicaram que pretendem gastar menos nesta edição, enquanto 27,9% planejam aumentar os gastos.

Para 45,7% dos entrevistados, a Black Friday já é uma tradição de compras. Entre esses consumidores, 50,9% pretendem adquirir a mesma quantidade de produtos dos anos anteriores. Um percentual de 27,3% revelou que comprará menos, com a maioria (66,5%) interessada em um a dois produtos, enquanto 33,4% planejam comprar três itens ou mais.

Black Friday: comércio fortalezense projeta R$ 388 milhões em vendas
Foto: Kid Junior

Os descontos são o fator de atração para 32,1% dos consumidores, mas outros fatores também impulsionam as compras: 19,1% valorizam a maior variedade de produtos, 14,5% fazem economias específicas para o evento e 5,2% mencionam o uso do décimo terceiro salário.

Entre as categorias mais procuradas estão eletrodomésticos (30,9%), vestuário (22,8%), calçados (21,0%), eletrônicos (16,3%), artigos para o lar (10,2%) e smartphones (9,6%). Produtos de maior valor, como eletrônicos e eletrodomésticos, atraem os consumidores para as opções de pagamento parcelado, com 62,2% preferindo essa modalidade e o cartão de crédito sendo a opção mais utilizada, citado por 59,4% dos entrevistados.

A pesquisa de preços é uma prática essencial entre os consumidores, especialmente diante das dúvidas sobre a veracidade das promoções, uma preocupação para 36,8% dos entrevistados que não pretendem comprar. Dos que pretendem aproveitar as ofertas, 67,9% confirmaram realizar pesquisas para garantir os melhores descontos e evitar promoções enganosas. Entre eles, 36,8% começaram as pesquisas com mais de um mês de antecedência, acompanhando a variação de preços e montando listas de produtos desejados.

A semana da Black Friday é o período escolhido por 53,4% dos consumidores para realizar suas compras, aproveitando ofertas antecipadas. No entanto, 26,8% preferem esperar pelo próprio dia da Black Friday, que neste ano será no dia 29 de novembro, com expectativa de encontrar os maiores descontos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir