Nesta quinta-feira (26/09), a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) foi palco do evento “O BNDES Mais Perto de Você”, organizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Sistema FIEC, o Sebrae-CE e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE). O objetivo principal foi apresentar as principais linhas de financiamento disponíveis para micro, pequenas e médias empresas, além de esclarecer dúvidas e recomendar as opções mais apropriadas para os negócios locais.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as operações do BNDES, incluindo soluções voltadas para capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos, além de informações sobre como obter garantias para os financiamentos. Os agentes financeiros parceiros do BNDES presentes em Fortaleza ofereceram atendimento aos empresários interessados na Casa da Indústria, auxiliando no processo de obtenção de crédito e fornecendo suporte em áreas como pesquisa de mercado, formação de preços e gestão empresarial.
Na oportunidade, Joaquim Cartaxo, diretor superintendente do Sebrae-CE, enfatizou a relevância das micro e pequenas empresas na geração de emprego e renda no Brasil. “No Ceará, 86% das empresas ativas são pequenos negócios, responsáveis por 88% dos empregos formais no estado no ano passado. Até julho deste ano, essas empresas já geraram 72% dos empregos. Esse evento é um reconhecimento dessa economia, que ainda é muito invisível no Brasil e precisa ser fortalecida”, comentou.
O gerente de relacionamento do gabinete da presidência do BNDES, Arthur de Rezende e Angelo Fuchs, chefe do Departamento de Economia Solidária do BNDES, conduziram uma palestra interativa sobre as operações do banco, que atualmente atende 5.230 municípios, representando 93% das cidades brasileiras. Rezende informou que, em 2023, o BNDES mobilizou R$ 218,5 bilhões, dos quais R$ 107 bilhões foram destinados a micro, pequenas e médias empresas.
“É importante ressaltar que o que apresentamos aqui não se encerra hoje. Este é um ponto de partida. O banco está aberto, com programas e alternativas que se adequam às necessidades de cada setor. Os agentes financeiros estiveram presentes para ouvir o empresariado local e continuar esse atendimento, oferecendo suporte conforme necessário”, pontuou Arthur.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.