A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

BNDES financia R$ 339 milhões para três centrais geradoras fotovoltaicas que serão sediadas em Mauriti

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 339 milhões a três empresas – Sunco Energy Brasil Mauriti 3, 4 e 10 que são  controladas pelo grupo Powerchina, para implantação de três centrais geradoras fotovoltaicas na cidade de  Mauriti, na Região do Cariri.  Com capacidade instalada de 147,33 MW e garantia física de geração de 42,97 MW médios, se estipula que o projeto que irá levar energia solar tenha potência para abastecer mais de 193 mil casas. O crédito do BNDES corresponde a cerca de 47% do total que vai ser  investido no empreendimento, que contemplará também a implantação de um sistema de transmissão formado por uma subestação coletora e uma linha de transmissão de aproximadamente 15 km de extensão. As instalações do projeto integram o Complexo, que terá 343,77 MW de potência total instalada. 

O Complexo Mauriti irá abranger mais outras seis usinas, que não serão apoiadas pela operação, mas vão compartilhar do mesmo sistema de transmissão, o que vai possibilitar a conexão do complexo ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Impactos 

Durante a implantação do projeto, estima-se que 501 postos de trabalho diretos sejam criados e mais 474 postos criados indiretamente. Também está prevista a geração de empregos permanentes: com  a conclusão, devem ser contratados 12 novos funcionários. O empreendimento está alinhado ao Plano Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), que estimula o desenvolvimento e aperfeiçoamento  de medidas de mitigação de impacto climático. Uma das metas idealizadas pelo PNMC é manter elevada a participação da energia renovável na matriz elétrica nacional.

O projeto também ajuda a manter a cadeia de fornecedores de equipamentos para geração fotovoltaica que já está estabelecida no país, pois parte dos equipamentos é de fabricação nacional, onde estão incluídos os rastreadores solares (trackers), que são os equipamentos responsáveis por mudar a posição dos painéis fotovoltaicos durante o  dia (para seguir o caminho do sol), que são credenciados no Finame.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir