PUBLICIDADE

BNDES investe R$ 60 milhões em bioinsumos para fortalecer agricultura familiar

O setor de alimentos saudáveis receberá um reforço de R$ 60 milhões em recursos não reembolsáveis, voltados a cooperativas da agricultura familiar. O investimento será feito por meio do programa BNDES Bioinsumos, iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O objetivo é estimular a produção e a multiplicação de bioinsumos acessíveis, capazes de impulsionar práticas agrícolas mais sustentáveis. Produzidos a partir de microrganismos e resíduos vegetais e orgânicos, esses insumos têm papel fundamental na fertilização do solo, no controle de pragas e na melhoria da saúde de sistemas agrícolas, animais, aquícolas e florestais. A ação conta também com o apoio técnico da Embrapa.

Segundo o BNDES, a chamada pública dará prioridade às regiões Norte e Nordeste. A proposta é incentivar a instalação de unidades industriais e semi-industriais voltadas ao uso integrado de bioprodutos nos agroecossistemas, fortalecendo a agricultura familiar.

De acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o programa une desenvolvimento sustentável e fortalecimento social. “O BNDES Bioinsumos atende a dois compromissos históricos do governo Lula: além de contribuir com a produção de alimentos saudáveis e garantir a segurança alimentar e nutricional, fortalece a geração de renda das cooperativas da agricultura familiar, ampliando o acesso a insumos de menor custo e maior produtividade”, afirmou.

*Com informações da Agência Brasil

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir