Nesta segunda-feira (22/07), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou a abertura de um concurso público na instituição após 12 anos. As inscrições iniciam nesta sexta-feira (26/07) e vai até o dia 19 de agosto. O salário inicial é de R$ 20,9 mil, sem contar os benefícios.
O concurso oferece 150 vagas inicialmente e outras 750 vagas destinadas ao cadastro de reserva, segundo o edital do certame publicado nesta segunda-feira (22/07), no Diário Oficial da União. O edital está disponível na íntegra neste link para consulta.
A entidade realizou o último concurso em 2012, com aplicação das provas em 2013. Pela primeira vez, as provas serão realizadas em todas as capitais brasileiras, incluindo Fortaleza, no Ceará. O exame deverá ser aplicado no dia 13 de outubro. Com uma jornada de 35 horas semanais, o cargo conta com benefícios, como a possibilidade de ascensão de carreira, assistência à saúde e educacional, plano de previdência complementar, entre outros estabelecidos em normas vigentes à época da contratação.
Cargos
- Administração;
- Análise de Sistemas e Cibersegurança;
- Análise de Sistemas e Desenvolvimento;
- Análise de Sistemas e Suporte;
- Arquitetura e Urbanismo;
- Arquivologia Digital;
- Ciências Contábeis;
- Ciência de Dados;
- Comunicação Social;
- Direito;
- Economia;
- Engenharia;
- Psicologia Organizacional.
Inscrições e provas
As inscrições ocorrerão desde a sexta-feira (26/07), às 10 horas, até o dia 19 de agosto, às 23h59min. Com uma taxa de R$ 110, as inscrições serão realizadas no site da Fundação Cesgranrio.
A prova, realizada no dia 13 de outubro, contará com modalidade objetiva e discursiva. Esta primeira, no turno da manhã e a segunda, à tarde. Ambas terão quatro horas para realização.
Cotas
O BNDES anunciou que 30% das vagas de seu próximo concurso serão destinadas a pessoas negras e 15% para pessoas com deficiência (PCD). Este é o primeiro concurso do banco com cotas raciais, implementadas após a Lei Nº 12.990/2014, que reserva vagas para cotistas. Atualmente, 14,6% dos funcionários do BNDES são negros.
Segundo o banco, a reserva de vagas visa corrigir essa distorção e está alinhada com os objetivos institucionais de promover um desenvolvimento diverso e inclusivo. O percentual de vagas para PCDs aumentou de 5% para 15%, conforme a Lei Nº 8.745/1993, após um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que a instituição está se tornando cada vez mais inclusiva. “Nosso esforço é realizar um concurso que amplie as oportunidades para quem sempre teve menos chances, incluindo no serviço público.”
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC