PUBLICIDADE

Brasil celebra pela primeira vez o Dia da Consciência Negra em todo o país

Em 2024, o Brasil vivenciará pela primeira vez a comemoração do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra como feriado em todo o território nacional. A data é celebrada nesta quarta-feira (20/11),

Até o ano passado, essa data era observada apenas em seis estados. No entanto, com a sanção da Lei nº 14.759, assinada pelo presidente Lula em dezembro de 2023, a celebração foi oficialmente estendida a todo o país.

A data foi escolhida para homenagear o legado do Quilombo dos Palmares, uma das maiores referências de resistência à escravidão na América Latina. Localizado na Serra da Barriga, o quilombo foi fundado por volta de 1580. Na época, o espaço fazia parte da Capitania de Pernambuco, atual estado de Alagoas.

Brasil celebra pela primeira vez o Dia da Consciência Negra em todo o país
Foto: Reprodução/Diário do Rio/William Bittar

Palmares abrigou até 20 mil pessoas, a maioria delas negros fugidos dos engenhos da Bahia e de Pernambuco, e se tornou um símbolo da luta. Em 1694, o quilombo foi destruído e no ano seguinte, em 20 de novembro, seu líder, Zumbi dos Palmares, foi assassinado.

Este feriado, que é o penúltimo do ano, antecede o Natal, que será comemorado em 25 de dezembro. Além disso, as vésperas das festas de fim de ano, como o dia 24 de dezembro (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo), são considerados pontos facultativos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir