Atualmente já são seis casos suspeitos da varíola do macaco no Brasil, sendo um deles no Ceará, de acordo com o Ministério da Saúde. Os possíveis infectados estão em isolamento sendo acompanhados pela pasta.
Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além dos quatro casos que estavam em investigação, surgiram outros dois suspeitos em Rondônia. Até o momento não há casos confirmados no país.

O paciente que está sendo monitorado no Ceará mora em Fortaleza. As outras notificações foram registradas em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. Todos os estados possuem apenas uma suspeita, exceto Rondônia que notificou dois casos.
Quais as circunstâncias do caso notificado no Ceará?
De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o paciente não viajou para nenhuma localidade com casos confirmados e nem teve contato com alguém contaminado pela doença. A notificação foi confirmada pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (30/05) e mais detalhes de sintomas ainda não foram divulgados.
“Salientamos que, após investigação epidemiológica do caso, não foi identificado nenhum deslocamento para áreas em que foram confirmados casos e nem contato com pessoas com a doença. A principal suspeita diagnóstica é varicela”, afirmou através de nota.