Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no primeiro turno das eleições municipais houve um total de 2.618 crimes eleitorais e 515 prisões até às 19h30. Dentre as prisões, 22 foram de candidatos que foram flagrados praticando infrações.
A maior parte das ocorrências se refere a boca de urna, contabilizando 1.057 flagrantes. Em seguida, destaca-se o crime de compra de votos e corrupção eleitoral, com 423 registros. O relatório também apontou 309 casos de propaganda eleitoral irregular, 203 incidentes relacionados à violação ou tentativa de violação do sigilo do voto e 64 situações de desobediência às ordens da Justiça Eleitoral.
Além disso, os agentes de fiscalização realizaram apreensões significativas, incluindo mais de R$ 520 mil em dinheiro. Também foram confiscados 47 veículos utilizados para o transporte irregular de eleitores e 28 armas de fogo encontradas com os abordados.
As informações foram compiladas pelo MJSP a partir de dados enviados pelas secretarias de Segurança Pública estaduais e pelas equipes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança Pública que atuam nos estados.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.