PUBLICIDADE

Brasil tem menor índice de violência dos últimos onze anos

De acordo com dados do Atlas da Violência, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil registrou 45.747 homicídios em 2023. Esse número é o menor número dentro do período de onze anos. Segundo o estudo, que também foi divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, essa redução no índice de violência pode ser atribuída a políticas de segurança pública mais eficazes e ao envelhecimento da população.

Apesar do avanço, os dados também revelam que esse número equivale a pouco mais de cinco assassinatos por hora, o que requer avanços no combate aos índices de violência. O relatório também destacou que a violência atinge, em sua maior parte, grupos específicos: negros, mulheres, indígenas e pessoas LGBTQIA+. Em 2022, por exemplo, 76,5% das vítimas de homicídio eram negras;

Apesar dos números, seria possível imaginar registros em maior quantidade. O Atlas da Violência também revelou que, entre 2012 e 2022, cerca de 51.726 homicídios podem ter ficado sem registro oficial, devido a mortes violentas por causa indeterminada. 

O relatório conclui que, embora os avanços sejam significativos, ainda há desafios a serem enfrentados para garantir segurança e justiça para todos os segmentos da população brasileira. Embora o Brasil esteja em trajetória de queda nos homicídios, o estudo revela que a violência continua sendo um problema estrutural.

Causas como a desigualdade social, a necessidade de maior presença do Estado em territórios periféricos e a atuação de grupos armados e do crime organizado representam uma influência direta em números de impacto significativos.

Cenário do índice de violência no Ceará

O contexto em relação aos homicídios no Ceará registrou uma queda, atingindo uma taxa de 25,9 por 100 mil habitantes em 2024. Os dados simboliza a menor da série histórica iniciada em 2009. 

Acompanhando a fala do governador Elmano de Freitas, de que os índices ainda são altos e preocupantes, os números mostram que, entre 2009 e 2024, foram registrados 56.834 homicídios no Ceará. Isso corresponde a uma taxa média de 42,6 por 100 mil habitantes. 

Considerando municípios com mais de 100 mil habitantes, quatro cidades do Ceará estão entre as mais violentas do Brasil: Maracanaú (18º lugar), Caucaia (21º), Sobral (38º) e Fortaleza (47º).

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir