A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Brejo Santo: Acordo garante salário mínimo para cargos na Câmara

assinandoO Ministério Público do Estado Ceará (MPCE), através da 2ª Promotoria de Justiça de Brejo Santo, celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), nesta segunda-feira (18), com o presidente da Câmara Municipal de Brejo Santo, Francisco Bezerra de Lucena Feitosa. O documento, assinado pelos promotores de Justiça Muriel Vasconcelos Damasceno e Lígia de Paula Oliveira, obriga a Câmara Municipal a retificar edital de abertura de concurso público de modo que nenhum dos cargos ofertados preveja vencimento inferior ao salário-mínimo nacional.

No dia 05 de junho de 2015, a 2a Promotoria de Justiça de Brejo Santo firmou TAC com o presidente da Câmara Municipal da cidade visando a realização de concurso público de provas e títulos para preenchimento de vagas no Poder Legislativo local. Ocorre que, lançado o edital de abertura do certame, o MPCE constatou que para os ocupantes de cargos de nível fundamental e médio, existia a previsão de vencimento base de R$ 394,00, valor inferior ao salário-mínimo, o que é proibido pela Constituição Federal.

Dessa forma, visando cumprir a regra constitucional, foi acordado que o edital de abertura do concurso público será retificado e republicado até o dia 22 de janeiro de modo que nenhum dos cargos ofertados preveja vencimento inferior ao salário-mínimo nacional. Além disso, o prazo final para inscrição no certame será o dia cinco de fevereiro, e a realização da prova escrita será no dia seis de março. Foi acordado, ainda, que o edital estabelecerá prazo para requerimento de devolução do valor das inscrições para aqueles que, em decorrência da alteração da data da prova, desistam da participação no certame

O descumprimento do TAC implicará, a título de cláusula penal, o pagamento de multa diária no valor R$ 1.000,00, exigíveis enquanto perdurar a violação, sem prejuízos da apuração de responsabilidades em outras esferas.

CE.A. – MPCE

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir