A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Buscas por pousadas em Aracati crescem nas vésperas do Carnaval 

Conhecida por possuir um dos Carnavais mais badalados do Ceará, a cidade de Aracati, a 150km de Fortaleza, se prepara para superar os números alcançados na festividade de 2023. No ano passado, o município do Litoral Leste registrou cerca de 400 mil visitantes por dia, o que reverberou em 95% de ocupação na rede hoteleira.

Para este ano, os dados são animadores. De acordo com as ferramentas de busca do Google, a pesquisa “Pousadas em Aracati” aumentou em quase 100% no período de 5 a 7 de fevereiro se comparado com a semana passada. Além da tradição de realizar o Carnaval mais movimentado do Estado, as buscas por estadias na “Terra dos Bons Ventos” também se dão por conta de atrações contratadas pela Prefeitura.

O município de Aracati deve superar a ocupação da rede hoteleira de 2023, que beirou os 95% no período carnavalesco - (Foto: Prefeitura de Aracati)
O município de Aracati deve superar a ocupação da rede hoteleira de 2023, que beirou os 95% no período carnavalesco – (Foto: Prefeitura de Aracati)

Os artistas que farão a festa dos foliões possuem renome nacional. Uma das cantoras mais aguardadas, por exemplo, é Ivete Sangalo, que vai se apresentar no palco da festa nesta sexta-feira (09/02), para abrir os trabalhos em Aracati.

 A Prefeitura de Aracati montou uma estrutura no centro da cidade, na tarde do dia 11 de janeiro,, para divulgar as principais atrações do Carnaval 2024. Além da cantora baiana, nomes como Xand Avião e Mara Pavanelly também foram anunciados.

Confira a lista com as principais atrações:

  • Zé Cantor; 
  • Xand Avião; 
  • Gustavo Lima; 
  • Mara Pavanelly;
  • Pedro Sampaio; 
  • Matheus Fernandes; 
  • Felipe Amorim; 
  • Luís Marcelo e Gabriel;
  • Mari Fernandes.

Economia de Aracati

Logo após o anúncio das atrações no dia 11 de janeiro, Aracati esteve entre os 10 assuntos mais comentados na rede social X, antigo Twitter. Toda essa procura tem impacto direto nas finanças locais. Em 2023, segundo pronunciamento da gestão, foram 1.500 postos de trabalho gerados nos quatro dias de evento. 

Além de toda a rede hoteleira, vendedores ambulantes e o setor turístico do município foram aquecidos com a movimentação, sem contar em profissionais como músicos, produtores, seguranças, técnicos de som e de luz que também entraram no rol das categorias beneficiadas.

O deputado cearense Eduardo Bismarck (PDT), representante de Aracati e do Litoral Leste na Câmara Federal, relembrou a lei de sua autoria que elevou o patamar do Carnaval de Aracati. “Aracati merece esse momento, por ter o Carnaval em seu DNA. Resgatado pelo prefeito Bismarck, que conquistou as verbas necessárias sem deixar de dar atenção a outras áreas de suma importância. Relembro aqui a lei de minha autoria, que tornou a nossa festa um Patrimônio da Cultura Nacional. E é por isso que vamos fazer o Carnaval de praia, o Carnaval de trio aberto ao povão. Estamos falando de pessoas que terão uma oportunidade ímpar de ver no nosso Aracati atrações de alto nível”, celebrou.

Já o deputado estadual Guilherme Bismarck, que defende a bandeira dos eventos na Assembleia Legislativa do Ceará, enalteceu a aceitação do Carnaval de Aracati por parte da população. “Temos de reconhecer a importância do Carnaval de Aracati para o Estado, para a cidade e, também, para todo o Vale do Jaguaribe. É dito em pesquisa que 89% das pessoas de Aracati aprovam a realização do Carnaval, porque sabem da importância dos ganhos de emprego e renda para toda a população, da rede hoteleira aos ambulantes”, destacou.

Cultura

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou duas propostas que reconhecem o Carnaval nas cidades de Aracati e Nova Russas como manifestação da cultura nacional. O Projeto de Lei 1501/19, do deputado Eduardo Bismarck, recebeu parecer favorável do relator, deputado Júnior Mano, e foi sancionado pelo presidente da República da época, Jair Bolsonaro. 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir