Provenientes de Viçosa do Ceará, as cachaças Almendra Ioiô, Almendra Teja, Mapirunga Extra Premium e Viçosa Real Premium foram premiadas no concurso de degustação às cegas New Spirits 2025, promovido pela Expo Cachaça. O evento teve o apoio técnico do Laboratório Amazile Maia (LABM) e da Associação Brasileira de Sommelier – Minas Gerais (ABS).
O concurso, que celebra a qualidade dos destilados brasileiros, reuniu 600 marcas, entre cachaças de alambique, gins e outros produtos, distribuídos em nove categorias nesta que é a 14ª edição. Para Márcia Caroline, analista do Sebrae Regional Ibiapaba, o reconhecimento é uma conquista para os produtores locais e suas equipes, além de garantir aos consumidores a qualidade dos produtos da região.
“Estas premiações vão ajudando a ampliar essa imagem de Viçosa do Ceará como terra de boa cachaça, ajudando a melhorar os negócios em torno da produção, mas também ajudando a desenvolver outros segmentos econômicos da região, como o turismo rural e de experiências”, comentou.
Desde abril de 2024, Viçosa do Ceará possui o Selo de Indicação Geográfica (IG) concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Este selo, na modalidade de Indicação de Procedência (IP), reconhece a cachaça local pela sua qualidade e pelas tradições que permeiam sua produção.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.