PUBLICIDADE

CAIXA Cultural Fortaleza abrigará Exposição do amazonense Raiz Campos

Artista Amazonense Raiz Campos / Foto: Divulgação

O premiado artista amazonense Raiz Campos abre hoje (04.10), às 19 horas, na CAIXA Cultural Fortaleza, a exposição Graffitigrafismo, em parceria com a Associação dos Artesãos de Novo Airão. A programação contará ainda, com uma roda de conversa entre Raiz Campos e Marcos Baré, presidente da Associação de Artesãos de Novo Airão. Em seguida, haverá uma visita guiada. E, neste sábado (05.10), serão realizadas de forma gratuita, as oficinas “Artesanato Baré” às 14h e “Stencil Amazônico” às 16h.

A mostra recebeu o nome de graffitigrafismo pelo conceito inovador apresentado por Raiz Campos que usa a pintura sobre artesanatos indígenas fazendo uma mistura virtual da figura pintada com os grafismos étnicos de cada peça. As obras produzem uma união do graffiti – manifestação da arte urbana contemporânea – com os grafismos – uma manifestação ancestral da arte indígena.

As obras são feitas sobre grandes esteiras artesanais de 4 metros quadrados – típicas de etnias amazônicas oriundas do Alto Rio Negro, denominadas de “tupés”. As pinturas retratam pessoas indígenas ou animais da fauna amazônica. Os desenhos que têm técnicas de transparência se entrelaçam com os grafismos trançados nas esteiras, criando um efeito visual único e impactante.

Foto: Divulgação

* Serviço:

> Exposição Grafittigrafismo Amazônico
> Abertura: 4 de outubro de 2024
> Horário: 19h
> Local: CAIXA Cultural Fortaleza
> Período de Visitação: Entre os dias 05 de outubro e 15 de dezembro
> Horários: 10h às 22h (terça a sábado) e 10h às 19h (domingos e feriados)
> Classificação indicativa: Livre
> Ingressos: Entrada gratuita
> Acesso a pessoas com deficiência
> Informações: (85) 3453-2770 / Site da CAIXA Cultural / @caixaculturalfortaleza

Foto: Divulgação

* Oficinas:

* Artesanato Baré:

Introdução ao trançado indígena com prática às técnicas de tingimento e trançagem, mostrando processos de produção dos artesanatos típicos confeccionados pelas famílias de sua comunidade no interior do Amazonas.

> Público-alvo: público geral, a partir de 18 anos.
> Vagas: 20
> Data: 05/10/2024
> Horário: 14h às 16h

* Stencil Amazônico:

Introdução à técnica de stencil usando moldes inspirados nos grafismos Baré, tratados nas oficinas “Artesanato Baré – Introdução ao Trançado Indígena”. Detalhe: cada participante confeccionará seu próprio molde e fará uma pequena pintura que poderá levar para casa.

> Público-alvo: público geral, a partir de 18 anos.
> Vagas: 20
> Data: 05/10/2024
> Horário: 16h às 18h

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir