PUBLICIDADE

Câmara de Fortaleza está entre as mais transparentes do país, aponta Atricon

A Câmara Municipal de Fortaleza recebeu, na última sexta-feira (12/12), o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), certificação concedida pela Associação Nacional dos Tribunais de Contas (Atricon). A entrega ocorreu durante solenidade no Plenário Conselheiro Alexandre Figueiredo, no Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), com a participação de representantes de órgãos estaduais e municipais.

O reconhecimento posiciona a Câmara de Fortaleza entre as casas legislativas com maior nível de transparência no país. No Nordeste, apenas Fortaleza e Aracaju alcançaram o Selo Diamante. Em todo o Brasil, cinco Câmaras Municipais de capitais obtiveram a certificação máxima do programa.

O presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, destacou o aumento no número de instituições certificadas pelo programa. De acordo com ele, o total de órgãos reconhecidos passou de cerca de 60, no ano anterior, para mais de 150 nesta edição.

Câmara de Fortaleza está entre as mais transparentes do país, aponta Atricon
Foto: Mateus Dantas

O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Leo Couto (PSB), afirmou que a meta de alcançar o Selo Diamante estava prevista no planejamento da gestão para 2025. “Sabíamos da dificuldade, a Câmara era Prata, mas confiávamos muito na nossa equipe. Hoje, ver essa meta alcançada é a certeza de que temos um time qualificado e comprometido. Agradeço a todos os colaboradores da Câmara e a todos os vereadores, pois o objetivo foi alcançado”, comentou.

Ainda conforme o parlamentar, a certificação amplia a transparência na divulgação de informações relacionadas à gestão dos recursos públicos, incluindo processos de licitação e execução orçamentária. A população pode consultar dados sobre receitas, despesas, servidores, contratos, licitações e balanços financeiros no Portal da Transparência da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), disponível para acesso público.

“A população muitas vezes pergunta: ‘E o que isso muda na nossa vida? Eu sempre digo que o Selo de Transparência é fundamental porque mostra que a Câmara está de portas abertas, especialmente no que diz respeito às suas licitações e à forma como gerimos os recursos públicos. Como Casa Legislativa, precisamos ser exemplo para as Câmaras do interior do Estado e de todo o Brasil”, pontuou.

Reconhecimento

O Selo Diamante é a certificação máxima do Programa Nacional de Transparência Pública. Para obtê-lo, os órgãos precisam cumprir 130 critérios relacionados à divulgação de informações, como folha de pagamento, contratos, licitações e execução orçamentária.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir