PUBLICIDADE

Câmara de Juazeiro do Norte encerra semestre com aprovação da LDO 2026 e debate sobre transporte de pacientes do TFD

Foto: Aerlon Avelino

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (8), a última sessão ordinária do primeiro semestre de 2025, no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. No Pequeno Expediente, os vereadores abordaram livremente diversas temáticas de interesse da população. Destaque para os vereadores Vinícius Duarte (PSD) e Capitão Vieira (MDB), que criticaram as más condições do Transporte Fora de Domicílio (TFD) oferecido aos juazeirenses que precisam se deslocar até Fortaleza para atendimento médico. Já o vereador Barbosa Neto (PT) alertou para a situação preocupante no entorno do Mercado do Pirajá, que tem se tornado ponto de concentração de usuários de drogas, cobrando ações das autoridades competentes.

Durante os requerimentos verbais, os parlamentares solicitaram ações importantes do poder público, como pavimentação de ruas, mutirões de limpeza, operação tapa-buraco, intervenções da Cagece e revitalização de espaços urbanos. Os pedidos contemplam bairros como Triângulo, Novo Juazeiro, Cidade Universitária, José Geraldo da Cruz e Jardim Gonzaga. Também foram feitos requerimentos para melhorias na saúde, como a solicitação de estudo para a implantação de um PSF no Sítio Leite e da convocação do gestor do Previjuno.

Na Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram uma série de matérias relevantes. Entre elas, três mensagens do Poder Executivo municipal: a Mensagem 181, que trata das diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2026; a Mensagem 180, que dispõe sobre a revisão geral da remuneração dos servidores públicos efetivos do município; e a Mensagem 183, que autoriza a doação de terreno público ao Governo do Estado para construção de uma escola estadual.

Outros projetos aprovados foram: o projeto do presidente Felipe Vasques (AGIR), que denomina de Parque Natural Municipal das Timbaúbas Engenheiro Otoniel Arilo Landim Luna; os da vereadora Rita Monteiro (PSB), que cria o Programa Câmara de Vereadores nas Comunidades e altera a Lei 2.822 para garantir gratuidade no transporte urbano para pessoas entre 60 e 64 anos; o do vereador Raimundo Jr. (MDB), que institui o Dia Municipal para Eliminação da Violência Contra as Mulheres; o do vereador Bilinha (PT), que cria o Programa de Saúde da Mulher Rural; o do vereador Alexandre Sobreira (DC), que assegura às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos das pessoas com deficiência; e o projeto de resolução do vereador Alex da Civil (PRD), que concede título de cidadão juazeirense ao deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri (PSB).

O Grande Expediente contou com a participação da convidada Gabriela Teixeira, que usou a tribuna para compartilhar sua trajetória na luta contra o câncer e conscientizar sobre a prevenção, em especial do câncer de cabeça e pescoço. Gabriela destacou a importância do autocuidado e da ida regular ao médico, emocionando os presentes com seu testemunho de superação.

Encerrando a sessão, alguns vereadores usaram o tempo regimental para fazer um balanço de suas ações no primeiro semestre de 2025. Capitão Vieira, Professora PG, Vandinho Pereira, Vinícius Duarte e Rita Monteiro destacaram suas produções e atividades no período. Já o vereador Boaz David chamou atenção para a necessidade de descentralizar os serviços de saúde oferecidos em Fortaleza, defendendo que pacientes da região do Cariri possam receber atendimento especializado mais próximo de suas residências, com o apoio do Governo do Estado.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir