A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Câmara dos Deputados aprova novas regras para o Ensino Médio

Foram votadas, nesta terça-feira (09/07), na Câmara dos Deputados, as emendas ao projeto de lei que altera o Novo Ensino Médio, previamente modificadas pelo Senado. Os deputados rejeitaram as mudanças do Senado, restaurando a carga horária e retirando a obrigatoriedade do ensino de Espanhol. O texto agora segue para sanção do presidente Lula (PT).

A nova proposta estabelece 2.400 horas para disciplinas obrigatórias, como Português e Matemática, e 600 horas para itinerários formativos, totalizando 3.000 horas no ensino médio. Os alunos poderão escolher entre diferentes itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ou ciências humanas e sociais aplicadas.

Câmara dos Deputados aprova novas regras para o Ensino Médio
Foto: Metrópoles

Para o ensino médio técnico, a carga horária mínima da formação básica será de 2.100 horas, das quais 300 horas poderão ser usadas como articulação entre a base curricular do ensino médio e a formação técnica profissional. A proposta do Senado de equiparar a carga horária do ensino técnico com a do ensino regular foi rejeitada.

A inclusão do Espanhol como disciplina obrigatória foi uma das mudanças mais debatidas. O relator, deputado Mendonça Filho (União – PE), se posicionou contra a obrigatoriedade, citando custos adicionais para os estados. Partidos de esquerda até defenderam a inclusão do Espanhol como opção ao lado do Inglês, mas o líder do Governo, José Guimarães (PT), manteve o posicionamento contrário à obrigatoriedade, seguindo o acordo anterior entre o Governo e o relator do projeto.

Na ocasião da votação, foram 126 votos favoráveis às mudanças propostas pelo Senado. Em contrapartida, foram 302 votos contra as alterações apresentadas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir