A Câmara Municipal de Sobral aprovou, nesta segunda-feira (6), a extinção da taxa do lixo no município. O projeto, que foi aprovado por unanimidade pelos 21 vereadores, cumpre uma promessa de campanha do atual prefeito, Oscar Rodrigues (União Brasil). O tributo havia sido instituído durante a gestão do ex-prefeito Ivo Gomes (PSB).
Antes de ser sancionado pelo prefeito, o projeto ainda passará por uma nova votação, para análise das emendas propostas pelos parlamentares. A aprovação da extinção do tributo ocorreu três dias após Oscar Rodrigues encaminhar à Câmara uma mensagem solicitando urgência na tramitação da pauta.
Na mensagem, o prefeito justificou a medida como uma resposta aos desafios econômicos enfrentados pela população. “Esta ação visa atender os anseios da população sobralense, que enfrenta desafios econômicos que tornam necessária a redução de encargos financeiros”, afirmou.
A decisão da Câmara representa um dos primeiros compromissos de campanha cumpridos por Oscar Rodrigues, que assumiu a prefeitura recentemente com a promessa de aliviar a carga tributária municipal