O prefeito de Fortaleza, Evandro leitão (PT), participou na manhã desta segunda-feira (3) de sessão solene que marcou o início da 20ª legislatura da Câmara Municipal. Na abertura dos trabalhos legislativos Evandro fez um balanço das ações no primeiro mês de gestão e reforçou a importância da parceria entre os poderes para garantir melhorias na execução de políticas públicas à população. “Quero reafirmar o meu compromisso e da vice-prefeita, Gabriela Aguiar, com Fortaleza e com o trabalho conjunto entre os poderes. A Câmara é um espaço legítimo da representação popular. E este diálogo permanente entre Prefeitura e os vereadores é necessário para que possamos construir uma capital mais justa, humana, e com mais oportunidades para todos e todas”, ressaltou o prefeito.
Um dos desafios para a execução dessas ações é o comprometimento financeiro da Prefeitura de Fortaleza. Segundo Evandro, a gestão dele herdou uma dívida de R$ 4,6 bilhões e um déficit na Capacidade de Pagamento (Capag). A situação, de acordo com o gestor, revela uma redução do nível de pagamento e com isso Fortaleza poderá passar de nível B para C.
Fotos: André Lima
Diante do problema, ele citou algumas iniciativas para reduzir gastos da máquina administrativa. Dentre as medidas estão: redução de salários do prefeito, vice-prefeita e secretários; redução de gratificação dos servidores; redução de cargos comissionais e de terceirizados; e revisão em contratos de aluguéis. “Determinações que visam manter nossa capacidade de entregas e honrar compromissos novos e antigos, ao longo de 2025”, frisou.
Para garantir que Fortaleza siga avançando, Evandro fez um apelo para que todos se unam em torno desse objetivo. “Fortaleza precisa de nós unidos, pensando no coletivo e colocando os interesses da cidade acima de qualquer divergência. A governabilidade se constrói com diálogo e sei da importância dessa Casa, porque também já fui legislador e e entendo o papel essencial dos vereadores e vereadores na mediação entre o Executivo e a população”, ressaltou.
Evandro pediu o apoio dos vereadores na apreciação, ao longo deste ano, de projetos que impactem positivamente a vida dos fortalezenses. “São políticas públicas que construiremos juntos. E aqui reforço, mais uma vez, o meu compromisso de manter um diálogo franco e respeitoso com todos os vereadores e vereadoras, independente de partido ou posição política. Fortaleza precisa de nós unidos, pensando no coletivo e colocando os interesses da cidade acima de qualquer divergência”, concluiu.