PUBLICIDADE

Câmara rejeita cassação de Carla Zambelli e contraria decisão do STF

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quinta-feira (11), o pedido de cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Foram 227 votos favoráveis, 170 contrários e 10 abstenções.

Para que a perda de mandato fosse aprovada, eram necessários 257 votos em votação aberta e nominal.

A decisão da Câmara contraria o entendimento do Supremo Tribunal Federal, que condenou a parlamentar,  decisão que, pelas regras, levaria automaticamente à perda do mandato.

Próximos passos

Zambelli ainda pode perder o cargo mesmo após a rejeição em plenário, caso não seja absolvida da condenação pelo STF.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara, o parlamentar não pode faltar a mais de um terço das sessões do plenário. Como está detida no exterior, a deputada pode ter o mandato declarado vago por faltas injustificadas.

Zambelli está presa na Itália desde julho

A deputada está detida em Roma desde julho de 2025, após ser condenada pelo STF. A prisão ocorreu depois de ela descumprir determinações judiciais e viajar ao exterior sem autorização. Desde então, sua defesa tenta reverter a situação alegando perseguição política, argumento rejeitado pelo Supremo e por parlamentares da oposição.

Na Comissão de Constituição e Justiça

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o pedido de cassação havia sido aprovado por ampla maioria: 32 votos a favor e 2 contrários. O resultado derrubou o relatório do deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), que defendia a manutenção do mandato da parlamentar bolsonarista.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir