
A Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira, 8, pela retirada de discussão da Medida Provisória 1303/2025, que estabelecia novas diretrizes como alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Os parlamentares votaram o requerimento de retirada da pauta, com 251 votos favoráveis e 193 contrários à medida. Entre os deputados da bancada cearense, a maioria se posicionou contra a exclusão do texto da pauta.
Ao todo, 10 deputados votaram contra a retirada e oito foram favoráveis. Quatro deputados não registraram voto: Danilo Forte (União Brasil), Fernanda Pessoa (União Brasil), Luizianne Lins (PT) e Mauro Benevides Filho (PDT).
Além dos parlamentares que compõem a oposição, os deputados federais Júnior Mano (PSB), único voto favorável do partido, e Luiz Gastão (PSD) também se posicionaram a favor da retirada da MP. Ambos integram partidos que pertencem à base de apoio do governo.
De maneira geral, os partidos PL, União Brasil, PP, Republicanos, PSDB, Novo, Cidadania, PRD e Solidariedade registraram mais votos favoráveis do que contrários. Por outro lado, PT, PDT, Psol, PCdoB, PV, Rede, MDB, PSB, PSD e Avante contabilizaram mais votos contrários à retirada.
Após a rejeição da medida na Câmara dos Deputados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considerou que a decisão representa uma derrota para o povo brasileiro e destacou que a proposta buscava cobrar uma contribuição justa dos mais abastados.
“A decisão da Câmara de derrubar a medida provisória que corrigia injustiças no sistema tributário não é uma derrota imposta ao governo, mas ao povo brasileiro. Essa medida reduzia distorções ao cobrar a parte justa de quem ganha e lucra mais. Dos mais ricos. Impedir essa correção é votar contra o equilíbrio das contas públicas e contra a justiça tributária. O que está por trás dessa decisão é a aposta de que o país vai arrecadar menos para limitar as políticas públicas e os programas sociais que beneficiam milhões de brasileiros. É jogar contra o Brasil”, escreveu.
Veja como votaram os deputados cearenses
Sim
- AJ Albuquerque (PP)
- André Fernandes (PL)
- Dayany Bittencourt (União Brasil)
- Dr. Jaziel (PL)
- Júnior Mano (PSB)
- Luiz Gastão (PSD)
- Matheus Noronha (PL)
- Moses Rodrigues (União Brasil)
Não
- André Figueiredo (PDT)
- Célio Studart (PSD)
- Domingos Neto (PSD)
- Enfermeira Ana Paula (Podemos)
- José Airton (PT)
- José Guimarães (PT)
- Leônidas Cristino (PDT)
- Nelinho Freitas (MDB)
- Robério Monteiro (PDT)
- Yury do Paredão (MDB)
Não votou
- Danilo Forte (União Brasil)
- Fernanda Pessoa (União Brasil)
- Luizianne Lins (PT)
- Mauro Benevides Filho (PDT)