
O senador, ex-governador e ex-ministro da Educação, Camilo Santana (PT), recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC) na noite desta quinta-feira, 25. A cerimônia de entrega da mais alta homenagem da universidade foi realizada na Praça Cultural São Pedro, na Praia de Iracema, situada no terreno do antigo edifício de mesmo nome. O evento reuniu familiares e amigos do senador, além de lideranças da política cearense. Na UFC, Camilo foi estudante do Centro de Ciências Agrárias e atuou no Centro Acadêmico e no Diretório Central dos Estudantes. O reitor Custódio Almeida, presidente do Conselho Universitário (Consuni), propôs a concessão da honraria ao parlamentar pelas contribuições do político para a área da educação.
“Quero que você receba essa homenagem como expressão da gratidão, do respeito e do carinho da Universidade Federal do Ceará. Esta é uma distinção acadêmica, mas é também um abraço institucional. Um abraço de uma universidade que se orgulha de ter sido o seu berço e parte importantíssima de sua formação científica, técnica e política e que agradece por tudo aquilo que você ajudou a construir. Seja bem-vindo ao seleto quadro de Doutores Honoris Causa da UFC”, disse o reitor em discurso.
Em coletiva de imprensa, Camilo destacou a importância da homenagem e ressaltou que foi na UFC onde iniciou a sua trajetória política e construiu vínculos.
“Eu já recebi tantas homenagens, eu sou muito grato, mas essa tem um significado muito forte, porque foi na universidade onde eu iniciei todo o processo, não só na minha formação acadêmica, na construção das minhas relações de amigos, de professores, mas também foi onde eu iniciei a minha vida política. Fui presidente do centro acadêmico, fui diretor central dos estudantes. Então, a Universidade Federal do Ceará despertou em mim o sentimento de luta, de lutar por um país mais justo, mais humano, mais solidário, lutar por justiça social”.
“Para mim, hoje é um reencontro com as minhas origens, com as minhas raízes, com a minha história. Então, eu quero muito agradecer ao Conselho Universitário da UFC por essa honraria e dizer que isso aumenta ainda mais a minha responsabilidade com a nossa universidade, com o nosso Estado, com o nosso País”, continuou.
Estiveram presentes na cerimônia desta quinta: o governador Elmano de Freitas (PT), a vice-governadora Jade Romero (PT), o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e a vice Gabriella Aguiar (PSD), os presidentes da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Leo Couto (PSB) e Romeu Aldigueri (PSB), respectivamente, o ministro das Relações Institucionais do governo Lula, José Guimarães (PT), os deputados federais Moses Rodrigues (União) e Inácio Arruda (PCdoB), a prefeita de Crateús, Janaína Farias (PT), os deputados estaduais Guilherme Sampaio (PT), Larissa Gaspar (PT) e De Assis Diniz (PT), entre outros representantes políticos. A conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará e esposa do senador, Onélia Santana, e os três filhos do casal também participaram da homenagem.
Ver essa foto no Instagram

