O ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana, continua a desempenhar um papel influente em Brasília, mesmo após seu mandato no Estado. Camilo tem se destacado pela sua capacidade de trazer recursos e projetos para o Ceará, demonstrando lealdade ao governador Elmano de Freitas, a quem ele apoiou durante a campanha eleitoral.
Em um de seus feitos recentes à frente do MEC, Camilo conseguiu a instalação da sede do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, em um acordo com o Ministério da Defesa e o aval do presidente Lula. O ITA, que deve ser localizado na sede da Base Aérea de Fortaleza, no bairro Aerolândia, deve contribuir para o desenvolvimento da educação voltada para a geração de energia limpa e renovável.
Esse medida fortalece os esforços do Ceará para estabelecer um Hub de empresas produtoras de Hidrogênio Verde no Porto do Pecém. A previsão é que as primeiras vagas nos cursos do ITA estejam disponíveis já no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2024.
Eleições municipais
O ministro Camilo Santana mantém seu status como uma figura política de destaque, com influência tanto no âmbito federal quanto estadual, enquanto continua a moldar o cenário político do Ceará, de olho nas eleições de 2024. Uma das demonstrações é de que Camilo foi peça fundamental na eleição do presidente Lula em 2022, após apoiá-lo durante a campanha eleitoral. Como resultado, o ministro Camilo desfruta de grande liberdade de atuação no Palácio do Planalto, o que o credencia como uma importante liderança política.
Em relação às eleições de 2024, Camilo Santana mantém seu estilo discreto e não comenta publicamente sobre o assunto, mas nos bastidores, ele já traçou estratégias para fortalecer sua liderança no Ceará e apoiar o governador Elmano de Freitas. A atuação de Camilo tem influência direta no cenário eleitoral de 2024.
No Cariri, uma região estratégica para o grupo político do petista, o objetivo é eleger prefeitos nas três principais cidades: Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. No Crato, sua terra natal, o ministro tem o objetivo de emplacar a secretária da Educação Eliana Estrela, que se apresenta como uma possível candidata. Mas é válido ressaltar que a escolha do nome cabe ao atual prefeito José Aílton Brasil. O nome de Eliana Estrela não é dos mais populares, e deve perder forças para o chefe de gabinete Rondinele Brasil, o mais cotado para disputar a Prefeitura do Crato.
Em Barbalha, o atual prefeito Guilherme Saraiva está em uma posição favorável para a reeleição, contando com o apoio de Camilo Santana e outras lideranças consolidada da região. Já em em Juazeiro do Norte, a candidatura da base de Camilo ainda é incerta, com o nome de Fernando Santana sendo considerado, embora não seja sua preferência pessoal.
O governador Elmano de Freitas e Camilo têm discutido a sucessão estadual e, segundo fontes ligadas a ambos, qualquer movimento relacionado à sucessão será decidido em consenso, possivelmente envolvendo o senador Cid Gomes.
Capital
Em Fortaleza, embora não se manifeste publicamente, o candidato de Camilo é o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. O ministro trabalha para viabilizar a filiação ao PT e a consequente candidatura de Evandro à Prefeitura da capital. O desafio é convencer os “petistas raízes”, como a deputada Luizianne Lins, por exemplo, da viabilidade da candidatura de Evandro.
Mesmo realizando a pré-campanha e visitando os bairros da capital, Luizianne só enfrentaria Camilo, internamente dentro do PT, com o aval de Lula. No entanto, os bastidores dão conta de que a preferência do presidente cai para o lado do ministro da Educação. Ainda assim, o nome de Luizianne não é descartado, visto que Camilo trabalha com a possibilidade da ida de Evandro Leitão para o PSB, partido hoje comandado por Eudoro Santana.