A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Camilo Santana promete que “Pé-de-meia” será ampliado

Atualmente, o programa pé-de-meia beneficia mais 180 mil estudantes de escolas públicas do Estado do Ceará - (Foto: REDE ANC)
Atualmente, o programa pé-de-meia beneficia mais 180 mil estudantes de escolas públicas do Estado do Ceará – (Foto: REDE ANC)

Em entrevista à CNN, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que pretende dar continuidade aos projetos de reconstrução do setor no país. Segundo o ex-governador do Ceará, uma das principais articulações para 2024 é fortalecer as políticas públicas que combatam a evasão escolar.

Nesse contexto, o ministro Camilo Santana externou o seu desejo em ampliar o programa “Pé-de-meia”. A ação funciona como uma espécie de poupança estudantil, que pode conceder cerca de R$ 9 mil aos alunos que cumprirem todos os requisitos da iniciativa até o final do Ensino Médico.

No Ceará, mais de 180 mil estudantes foram contemplados desde a implementação do “Pé-de-meia”. Segundo Camilo Santana, a meta é “não ver nenhum aluno do país fora da escola”. 

“No útlimo senso escolar, foi diagnosticado que quase 480 mil pessoas deixaram a escola pública no Ensino Médio em todo o Brasil, e isso no período de um ano. O nosso objetivo é garantir a permanência desses estudantes, que se evadem por questões financeiras”, explicou Camilo Santana.

Pagamento do “pé-de-meia”

A partir desta quinta-feira (25/04), o Ministério da Educação dará início ao pagamento da segunda parcela do programa Pé-de-Meia, referente à frequência dos estudantes da rede pública de ensino médio em fevereiro. 

Os depósitos, no valor de R$ 200, serão efetuados até o dia 3 de maio. O calendário de repasse segue de acordo com o mês de nascimento dos alunos que participam do programa. O dinheiro é depositado nas contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal.

A contrapartida para receber o incentivo é frequência média de no mínimo 80% no período de apuração. Nesses três primeiros meses de implantação, prazo de adaptação para envio das informações pelas redes no início do ano letivo, o incentivo não será interrompido. Cerca de 2,5 milhões de estudantes do ensino médio público devem receber o depósito da segunda parcela na poupança.    

De acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ampliação do Pé-de-Meia passará a incluir todos os jovens de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), matriculados no ensino médio público. Cerca de 1,2 milhão de estudantes devem ser contemplados com o aumento de beneficiados.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir