PUBLICIDADE

Caminhão Limpezinha: Iniciativa da Prefeitura de Fortaleza para auxiliar no descarte de resíduos sólidos volumosos

Caminhão Limpezinha: Iniciativa da Prefeitura de Fortaleza para auxiliar no descarte de resíduos sólidos volumosos.
Foto: Daniel Calvet

A partir de hoje(14), a Prefeitura de Fortaleza está com um novo serviço de limpeza na cidade: O Caminhão Limpezinha. A novidade estreita o canal de relacionamento entre o serviço público de coleta e a população, que passa a poder solicitar diretamente o recolhimento de resíduos sólidos de grande volume. 

Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o projeto é exclusivamente destinado a recolher materiais grandes, como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira e ferragens, pneus e outros itens volumosos. A ideia é que a população se organize para destinar esses resíduos ao caminhão do Limpezinha, no próprio endereço.

A iniciativa reflete o interesse da Prefeitura de Fortaleza em estimular o envolvimento ativo da população no cuidado e na preservação da cidade, para tornar Fortaleza cada vez mais limpa e organizada. A participação e a conscientização dos populares ao descartar corretamente seus resíduos é fundamental para a eficiência da política pública.

 

Como vai funcionar o serviço?

O Limpezinha circula de segunda-feira a sábado, passando por duas Regionais por dia, cobrindo as 12 Regionais da Capital a cada semana. As rotas de coleta são construídas a partir de solicitações realizadas via telefone 156, via Regionais ou pelo SAC Ecofor.

Para realizar a coleta, a população pode deixar o material que deseja descartar na calçada de casa, mas apenas no dia programado para retirada. Os materiais volumosos também são aceitos nos mais de 100 Ecopontos existentes atualmente em Fortaleza, no entanto, havendo a impossibilidade de destinar o resíduo diretamente a esses locais, o cidadão pode contar com o caminhão Limpezinha.

 

Combate ao descarte irregular

O trabalho se junta a outras iniciativas de limpeza urbana já em curso desde o início da gestão, coordenadas pela SCSP, como o mutirão de limpeza de canais e outros recursos hídricos, a operação de limpeza e zeladoria das ruas de maior fluxo da Capital, e a campanha de limpeza e educação ambiental em comunidades que vivem no entorno de linhas férreas.

Com essas iniciativas, Fortaleza avança na missão de se tornar uma cidade mais limpa e sustentável, reforçando a importância da colaboração entre o poder público e a comunidade para a manutenção e o bem-estar da cidade.

 

Denúncias

A Prefeitura reforça que o descarte irregular de resíduos é considerado infração grave pelo Código da Cidade (Lei Complementar nº 270/2019). A multa para esses casos varia de R$ 202,50 a R$ 32.400,00.

A população pode acionar a fiscalização por meio dos canais de denúncia da Agefis: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), o site Denúncia Agefis ou o telefone 156.

 

 

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.



WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir