A terceira etapa do programa Caminho das Águas foi concluída com uma visita técnica ao Sistema Adutor Banabuiú, parte integrante do Projeto Malha d’Água. A comitiva do Governo Federal, chefiada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, conheceu a Estação de Tratamento de Água e inspecionou as instalações do reservatório revitalizado e modernizado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), por meio de recursos do Banco Mundial.
A estrutura foi projetada para garantir o fornecimento de água potável a nove municípios e 38 distritos do Ceará. Atualmente, o Malha d’Água abrange 33 sistemas adutores, que captam água de açudes estratégicos e eixos de transferência, conduzindo até as estações de tratamento. A rede soma 10,9 mil quilômetros de linhas adutoras, beneficiando uma população superior a 45 milhões de pessoas.
Entre as cidades atendidas, estão Banabuiú, Jaguaretama, Milhã e Solonópole. “Esse projeto gigante vai levar água para os municípios que sofrem com falta de água para garantir, de forma significativa, a segurança hídrica da população”, comentou o prefeito de Banabuiú, Marcílio Coelho.

Sob a coordenação da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, as obras preveem investimentos de R$ 12 bilhões até 2041. A meta é ampliar a segurança no fornecimento, oferecendo água em quantidade e qualidade adequadas para áreas urbanas e comunidades isoladas. Além disso, o projeto busca reduzir a necessidade de medidas emergenciais, como o uso de carros-pipa.
“Recebemos o ministro Waldez para mostrar esse grande projeto cearense de segurança hídrica. Estamos trabalhando para expandir o Malha d’Água para outros municípios que precisam de abastecimento de água. Queremos que a água chegue logo para quem mais precisa”, pontuou Fernando Santana, secretário de Recursos Hídricos do Ceará e deputado federal.
Caminho das Águas
Além da visita ao Sistema Adutor Banabuiú, a terceira etapa do Caminho das Águas contemplou a reinauguração da Barragem de Prazeres, em Barro; a abertura da válvula dispersora do Açude Orós, em Orós; e a entrega de nove sistemas de dessalinização dentro do Programa Água Doce.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.