A Prefeitura de Fortaleza anunciou a prorrogação da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos até o dia 27 de dezembro. A iniciativa visa imunizar os animais contra a raiva, sendo destinada a cães e gatos com idade superior a 3 meses. No entanto, aqueles que estiverem com febre, diarreia ou outras doenças, além das fêmeas grávidas ou amamentando, não poderão ser vacinados.
Para garantir a segurança, é necessário que os cães compareçam com coleira e, se necessário, com focinheira. Já os gatos precisam ser transportados em caixas apropriadas para evitar qualquer tipo de fuga ou acidente.
Locais e horários
Nos dias 13 e 14 de dezembro, a vacinação estará disponível em diversos pontos descentralizados da cidade, das 8h às 12h. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), situado na Rua Betel, 2890, no Itaperi, oferece a vacina todos os dias da semana, das 8h às 16h. As Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ) também têm horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
- Posto de Saúde Aida Santos (Rua Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzón)
- Posto de Saúde João Medeiros (Av. Dom Aloisio Lorscheider, 982 – Vila Velha)
- Posto de Saúde Paulo Marcelo (Rua 25 de Março, 607 – Centro)
- Posto de Saúde Maciel de Brito (Rua 602, 2 – Conj. Ceará)
- Posto de Saúde Messejana (Rua Coronel Dionísio Alencar, 264 – Messejana)
- Box de Zoonose Autran Nunes (Av. da Liberdade, 65 – Autran Nunes)
Até o momento, 291.391 animais receberam a vacina em Fortaleza, sendo 192.328 cães e 99.063 gatos. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% dos cães da cidade e atualmente Fortaleza alcançou 66,88% dessa meta.
Sintomas da raiva
A raiva é uma doença grave e seus sintomas mais comuns incluem mudanças de comportamento, aumento da agressividade, salivação excessiva e perda de apetite. No estágio final, a doença pode provocar convulsões e paralisia, podendo ser fatal.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.