Há algum tempo não se acompanhava um Campeonato Cearense tão emocionante, logo no seu início. De 2023 para cá, o regulamento aprovado pela Federação Cearense de Futebol (FCF) e pelos clubes se mostra o mais criativo de todas as fórmulas de disputa da competição que já houve anteriormente e que, muitas vezes tornaram o certame cansativo.
Mas o atual regulamento garante sempre um Clássico-Rei ainda na fase de grupos e uma disputa acirrada entre as equipes do interior e as “menores” da capital.
Fortaleza e Ceará sempre favoritos
A preço de hoje parece insensato pensar que Fortaleza e Ceará não chegarão à final em que pese eventuais tropeços de ambos que ainda podem acontecer.
Mesmo que os demais participantes estejam se preparando há mais tempo, tenham tido férias bem antes dos dois maiores do nosso futebol, a qualidade dos elencos é bem superior.
O Fortaleza ainda tem melhor elenco que o Ceará, o que não significa que vai simplesmente usar o Cearense como pré-temporada de luxo e erguer o troféu. Mas mantém uma espinha dorsal do time que disputou às últimas temporadas sob o comando de um técnico que já conhece esta competição. A maioria dos jogadores se conhece e sabe o estilo de jogar do treinador e quem entra no time se encaixa. Assim Juan Pablo Vojvoda vai fazer com os novos reforços, rodando o elenco.
O Ceará ainda é um time em formação, mas com bons valores individuais e um treinador que já ergueu este troféu como jogador e técnico. Vágner Mancini foi campeão em 2002, era o capitão do Ceará e em 2011 era o técnico que conquistou o Campeonato Arrastão pelo Ceará, quando o Vozão ficou conhecido nacionalmente, no primeiro semestre como a Carroça Desembestada. Tem experiência de vários estaduais pelo Brasil e não vem para ser um mero coadjuvante.
Entretanto, quando essas duas forças se encontram para uma disputa de título estadual, a adrenalina e química são outras.
O Fortaleza vem trabalhando, até o momento com tranquilidade, diretoria e comissão técnica têm a confiança da torcida. As contratações que chegaram, até o momento, agradaram pelo histórico dos atletas. Resta saber se em campo, o resultado virá da forma como se espera.
Apesar do Ceará viver um turbilhão interno, com brigas internas políticas entre conselheiros e com resultados fora de campo que irritaram à torcida, dentro das quatro linhas Vágner Mancini iniciou agora um trabalho de formação do elenco. Os reforços que chegaram são apostas, mas, apesar do empate na estreia, o treinador gostou do que viu e até alguns torcedores sentiram uma nova postura do time.
A torcida até deu uma trégua nas críticas. Por enquanto está satisfeita com os resultados até aqui, mas é exigente e certamente vai querer que os resultados apareçam e o Ceará vá crescendo ao longo desta competição. Fato que só a bola na rede pode deixar a torcida, de fato, ao lado do time.
Expectativa para a 3ª rodada
A terceira rodada começa nesta quarta-feira (31), com dois jogos. Às 19 horas, o Caucaia enfrenta o Ferroviário no estádio Raimundo de Oliveira. Mesmo jogando fora de casa e pelo que apresentou contra o Atlético Cearense, o Ferroviário é favorito. Mas o Caucaia pode dar última cartada para uma eventual classificação se vencer, pois chega aos seis pontos e ainda joga uma pressão para cima do Ferroviário.
Caucaia que venceu o Barbalha, em casa, na primeira rodada. Vai apostar na surpresa, mas o Ferroviário tem um elenco mais qualificado.
Fortaleza e Iguatu jogam às 20h30min, no Castelão, o jogo de líderes, ambos com 100% de aproveitamento. Impossível não admitir o favoritismo do Fortaleza em que pese o bom momento do Iguatu, que no início do ano tirou o CSA da fase de grupos da Copa do Nordeste e quase apronta para cima do ABC de Natal.
Entretanto, o elenco do Fortaleza é muito superior e joga em casa. Vai ser um teste para o bom time do Iguatu que certamente deve jogar buscando e empate ou uma surpresa na partida.
Na quinta, às 20 horas, o Ceará enfrenta o Atlético Cearense no Presidente Vargas. O Ceará tem a oportunidade de ganhar a confiança da torcida com um resultado convincente diante do Atlético Cearense que também entrou na condição de desesperado. Com duas derrotas, conquistar três pontos contra o Ceará significa respirar na competição. Perder, significa se conformar em tentar brigar contra o rebaixamento.
No final de semana entram em campo duas sensações, por enquanto da competição. No sábado, às quatro da tarde, Barbalha e Maracanã se enfrentam no Romeirão. O Barbalha precisa da vitória de qualquer jeito. O Maracanã vem de dois bons resultados e quer manter a invencibilidade. Se isso acontecer, o Maracanã já encaminha a sua classificação para as quartas de final da competição.
E a rodada, termina domingo, às 16h30min, no PV, com Floresta e Horizonte. O Horizonte precisa também da vitória, enquanto o Floresta quer também se garantir nas quartas de final do Cearense.
Favoritismo nunca ganhou jogo
Favoritismo se confirma em campo com bola na rede. Ainda mais quando se trata de campeonato como o Cearense. Uma competição que ficou marcada por determinadas peças pregadas por times do interior que em um passado não tão distante eliminaram os grandes.
Exemplo mais recente foi o Iguatu de 2022 que tirou o Ceará ainda na fase de quartas de final.
Icasa, Atlético Cearense (ainda quando era Uniclinic), Guarany de Sobral, Guarani de Juazeiro e Horizonte também já aprontaram das suas. Tiradentes também protagonizou zebras na década de 1990, exemplos não faltam.