PUBLICIDADE

Campos Sales e Salitre estão entre as cidades do Cariri com menores volumes de chuva em 2025

Foto: Aprece

Mesmo com o Ceará registrando, em 2025, um volume de chuvas próximo à média histórica, dois municípios do Cariri apareceram entre os que tiveram os menores acumulados do estado. Campos Sales e Salitre figuram na lista das dez cidades cearenses com menos precipitação ao longo do ano, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A média histórica de chuvas no Ceará é de 809,1 milímetros (mm) por ano. Até o dia 30 de dezembro de 2025, o estado acumulou 796 mm, apenas 1,6% abaixo da média, o que mantém o período dentro da normalidade climatológica. No entanto, a distribuição das chuvas foi irregular entre as regiões.

Municípios do Cariri tiveram acumulados abaixo do esperado

O balanço da Funceme aponta que cerca de 60% do território cearense registrou precipitações abaixo da média durante a quadra chuvosa, entre fevereiro e maio. Nesse cenário, Campos Sales e Salitre se destacaram entre os municípios com menor volume anual de chuva.
•Salitre acumulou 463,4 mm em 2025;
•Campos Sales registrou 483,8 mm no mesmo período.
Os números indicam uma situação de menor recarga hídrica nessas áreas, com reflexos especialmente para comunidades rurais que dependem das chuvas para agricultura, criação de animais e abastecimento de pequenos reservatórios.
Meteorologistas destacam que a combinação de fatores climáticos regionais e variabilidade natural do regime de chuvas ajuda a explicar a diferença entre municípios, mesmo em anos considerados dentro da normalidade para o estado como um todo.
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir