Na manhã desta segunda-feira (07/10), o Ministério Público Eleitoral, em parceria com a Polícia Federal, realizou uma operação em Fortim, resultando no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão. A ação ocorreu na residência de um candidato à Prefeitura e de cinco de seus apoiadores.
Durante a operação, as autoridades recolheram R$ 129.350,00 em espécie e três aparelhos celulares. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 8ª Zona Eleitoral, atendendo a uma solicitação do Ministério Público Eleitoral (MPE).
Os seis envolvidos são suspeitos de oferecer dinheiro em troca de votos, o que pode configurar crime de captação ilícita de sufrágio e corrupção eleitoral. Segundo a Promotoria da 8ª Zona Eleitoral, a investigação foi iniciada após a Polícia Militar abordar o grupo na madrugada do dia da eleição. Na ocasião, o candidato e seus apoiadores foram flagrados com R$ 10.950,00 em espécie e material de campanha, incluindo panfletos de uma candidata a vereadora.
Questionado pelas autoridades, o candidato à Prefeitura não conseguiu justificar a posse da quantia. Diante da situação, a Polícia Militar encaminhou os envolvidos à delegacia da Polícia Federal em Aracati, onde o dinheiro e os materiais de campanha foram apreendidos.
Com base nesses acontecimentos, os promotores eleitorais Hygo Cavalcante da Costa e Nara Rúbia Silva Vasconcelos Guerra ajuizaram, ainda no domingo (06/10), uma representação que solicitava a expedição dos mandados de busca e apreensão, resultando na operação desta segunda-feira.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.