PUBLICIDADE

Candidatura de João Barroso em Itapipoca é liberada

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, nesta segunda-feira (16/09), reverter a inelegibilidade do ex-prefeito de Itapipoca, João Barroso (PSDB), permitindo sua participação na disputa eleitoral deste ano. A candidatura havia sido indeferida pela 17ª Zona Eleitoral, mas, por 4 votos a 2, o tribunal acatou o recurso. O relator do caso, desembargador Glêdison Marques, foi seguido por outros três membros da Corte, enquanto dois magistrados divergiram.

Barroso havia enfrentado o indeferimento de sua candidatura devido a irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em processos relacionados a sua gestão. Um dos processos tratava de um convênio firmado para a construção de 62 unidades habitacionais, das quais apenas 22,58% foram concluídas, além de outro envolvendo um evento festivo realizado em 2017. Ambas as situações geraram questionamentos sobre o uso correto dos recursos públicos.

Candidatura de João Barroso em Itapipoca é liberada
Foto: Reprodução/Instagram

A defesa de João Barroso argumentou que os processos do TCU ainda estão em trâmite e que as irregularidades podem ser corrigidas, sem caracterização de dolo. Segundo o advogado do ex-prefeito, Júnior Bonfim, as falhas apontadas não seriam suficientes para gerar inelegibilidade e a decisão do TRE-CE foi considerada justa e equilibrada.

Com a candidatura liberada, João Barroso se prepara para enfrentar o atual prefeito, Felipe Pinheiro (PT), na disputa pela Prefeitura de Itapipoca.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir