A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Capacitação profissional chega a territórios indígenas no Ceará

Líderes indígenas são o público-alvo de uma iniciativa conjunta da Secretaria da Proteção Social (SPS) e da Secretaria dos Povos Indígenas, que está promovendo inclusão social e profissional em seus territórios. Através do Programa Criando Oportunidades, 16 municípios do Ceará estão recebendo cursos em diversas áreas, como administração, gastronomia, estética e mídias sociais, entre outras.

Os cursos estão sendo frequentados por membros das etnias Tremembé, Tabajara, Tubiba-Tapuya, Kariri, Potyguara, Tapeba, Kanindé, Pitaguary, Kalabaça e Tapuya-Kariri. Além das capacitações, os participantes receberão kits de trabalho para iniciar suas jornadas profissionais.

Capacitação profissional chega a territórios indígenas no Ceará
Foto: Ascom SPS

A segunda turma, prevista para junho, irá beneficiar a aldeia Lagoa dos Tapeba, em Caucaia. Na oportunidade, as mulheres indígenas terão acesso ao curso de Designer de Sobrancelhas e Micropigmentação.

Jéssica Souza, coordenadora de Inclusão Social da SPS, enfatizou o impacto positivo do Programa Criando Oportunidades, que já capacitou quase 6.000 pessoas entre 2023 e 2024. “Levar estes cursos para territórios indígenas é muito importante para nós que coordenamos o programa, pois estamos ajudando efetivamente a diminuir as vulnerabilidades destas comunidades. Queremos incentivar jovens e adultos destes territórios para que se capacitem e transformem suas trajetórias através da inclusão social e profissional”, destacou.

O Programa Criando Oportunidades, coordenado pela SPS, está presente em todo o Ceará, capacitando mulheres chefes de família, trabalhadores desempregados e grupos socialmente vulneráveis. Além das qualificações, os alunos com mais de 75% de presença recebem kits instrumentais de trabalho.

Municípios contemplados incluem Tamboril, Caucaia, Boa Viagem, Acaraú, Canindé, Crateús, Crato, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis e São Benedito.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir