PUBLICIDADE

Capes aprova primeiro doutorado próprio da UFCA

Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA Fonte: https://ufca.edu.br

Foi divulgada na última quarta-feira, (26), a aprovação da proposta de doutorado em biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O curso foi aprovado com conceito 4, que é atingido após a observação de critérios rigorosos, como o nível de publicações científicas do corpo docente do futuro curso. O doutorado em biblioteconomia é o primeiro submetido pela própria UFCA aprovado pelo rito convencional junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Até essa aprovação, o único doutorado oferecido pela universidade era o em Bioquímica e Biologia Molecular, que é uma formação em rede nacional, com outras especificidades – como a oferta simultânea de vagas em diferentes instituições do Brasil. Para Claudener Teixeira, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), a aprovação do doutorado em biblioteconomia pela Capes é um marco para a UFCA e para a região do Cariri: “Além de fortalecer a formação de recursos humanos qualificados, permitirá que nossos TAEs [servidores técnico-administrativos em educação] se aperfeiçoem sem precisar sair da instituição, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e profissional local”, disse. 

Integraram a comissão da UFCA responsável pela proposta de doutorado os docentes do atual Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UFCA), os professores Denysson Mota, Jonathas Carvalho, Cleide Rodrigues, Priscilla Queiroz e Jucieldo Ferreira. Conforme professora Cleide, que também é vice-presidenta da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib), o sentimento do corpo docente do PPGB/UFCA é de gratidão, considerado o árduo percurso até a aprovação do doutorado. “Estou nas nuvens. Essa aprovação veio em um momento político importante. Foi bem difícil [o processo de aprovação], não por incapacidade das pessoas que estavam envolvidas, mas porque é complicado fazer pós-graduação em uma universidade que ainda carece de recursos, de gente. Apesar disso, alcançamos essa conquista. Estou muito feliz”, disse.

A aprovação da APCN (Avaliação de Propostas para Cursos Novos) do novo doutorado da UFCA foi deliberada pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes, em reunião realizada entre os dias 10 e 14 de março de 2025.  Conforme professor Jonathas Carvalho, atual coordenador do curso de mestrado em biblioteconomia da UFCA, a proposta de doutorado da universidade foi elaborada em 2023, submetida em 2024 e tramitou até agora, quase 14 meses depois de concluída: “Observem como o processo de submissão [de um doutorado] é gradual. Entre a submissão da APCN e o início da primeira turma, demora dois anos, às vezes, até mais”, ressalta. 

Quanto a detalhes da primeira seleção para o novo doutorado, professor Jonathas explica que é possível a realização do processo seletivo ainda em 2025, mas que definições a respeito de datas, de número de vagas e dos perfis elegíveis ao doutorado só serão consolidadas após decisão do colegiado do PPGB/UFCA. “Normalmente, quando um curso é aprovado, seja de mestrado ou de doutorado, tem-se um ano para a implementação. Então, temos até o fim deste ano para elaborarmos uma proposta de edital e uma seleção para ingresso no período letivo 2026.1. É possível fazermos uma seleção única, para ingresso no ano que vem, ou uma seleção fragmentada, na qual destinaríamos vagas para o segundo semestre deste ano e outras vagas, para o primeiro semestre de 2026. Então, tudo isso ainda será definido pelo grupo que propôs o doutorado”, explica. 

Com a aprovação do doutorado e a seleção em andamento para as novas graduações em arquivologia e em museologia, a UFCA caminha para se consolidar como referência nacional no campo da ciência da informação. “A UFCA será a única universidade do Norte e Nordeste que terá, em uma só instituição, em uma só área, os cursos de biblioteconomia, de arquivologia e de museologia, além de um mestrado e de um doutorado em biblioteconomia. No Brasil, poucas universidades têm essa estrutura formada, entre as quais se pode citar a  UFMG e a UnB”, destaca professor Jonathas, frisando ainda que o PPGB e o Programa de Pós-Graduação Em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) são os únicos do Brasil. 

O atual mestrando em biblioteconomia da UFCA, Dejair Oliveira, comemora a aprovação do doutorado em sua área e a chance de continuar sua formação acadêmica no Cariri, sem a necessidade de se deslocar para outras regiões do país.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir