A Secretaria da Proteção Social (SPS) está promovendo a Caravana da Casa da Criança, que passará por 16 municípios cearenses para realizar ações de formação, sensibilização e fortalecer a rede de proteção social. No município de Eusébio, cerca de 80 profissionais das áreas de Proteção Social, Educação e Saúde participaram do evento, junto com conselheiros tutelares e crianças atendidas pelo serviço de convivência do Cras do distrito de Jabuti.
Durante o evento, a conselheira tutelar Vitória Glenda destacou a importância da ação, ressaltando que a capacitação e o apoio da Casa da Criança são fundamentais para o fortalecimento da rede de proteção local. “Ouvir sobre os serviços da Casa da Criança e do Adolescente e da possibilidade da Casa trabalhar com uma equipe volante nos interiores nos enche de esperança porque com certeza será um fortalecimento da Rede de Proteção em cidades como a nossa”, comentou.
Andréa Autran, representante da Casa da Criança, iniciou a formação destacando a importância do trabalho integrado. Para ela, a colaboração entre os diferentes órgãos é essencial para evitar a revitimização. Nesse sentido, em breve serão formadas equipes volantes para levar os serviços da Casa da Criança aos interiores do estado.

Também presente no evento, a secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Samara Cordeiro, destacou a relevância da ação. “A Caravana é a prova de que o trabalho social só é bem feito se for integrado, hoje aqui nesse auditório temos vários conselheiros tutelares, profissionais da educação, que atuam no Busca Ativa Escolar, profissionais do Família Acolhedora, todos programas essenciais para garantir a proteção das crianças e adolescentes”, afirmou.
Casa da Criança e do Adolescente
A Casa da Criança e do Adolescente, coordenada pela SPS, é um centro de proteção integrado, onde diversos órgãos atuam de forma articulada para atender crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Entre os serviços oferecidos, estão a Delegacia da Criança e do Adolescente, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Perícia Forense, Projeto Rede Aquarela, além de uma equipe psicossocial e outros serviços essenciais.
Desde sua inauguração em 2022, a Casa já realizou 52.887 atendimentos, sendo 8.019 para crianças e adolescentes. Desses, 3.674 casos envolveram violações de direitos e 4.579 referem-se a violências de diversas naturezas, como sexual, psicológica, verbal e física.
Programação
- Formação em Cascavel
Data: 09/05 | Horário: 9h | Local: Núcleo de Arte e Cultura (NAEC) Darcilio Lima - Formação em Pindoretama
Data: 09/05 | Horário: 14h | Local: CRAS Sede - Campanha nas Escolas em Fortaleza
Data: 12/05 | Horário: 13h | Local: EEMTI Dom Antônio de Almeida Lustosa - Formação em Aquiraz
Data: 14/05 | Horário: 13h | Local: Casa Do Saber Justino De Serpa - Audiência Pública na Assembleia Legislativa
Data: 30/05 | Local: Av. Des. Moreira, 2807 – Dionísio Torres
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.