Um total de 2.005 bolsas de sangue foi coletado no Ceará entre março de 2024 e março de 2025 por meio da unidade móvel do Instituto Pró Hemo Saúde (IPH). No mesmo período, também foram realizados 76 cadastros para doação de medula óssea. Os resultados são fruto da iniciativa Caravana Solidária, uma ação conjunta entre o IPH e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).
A estrutura, adquirida com recursos provenientes de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Denis Bezerra, atual secretário das Relações Federativas do Ceará, permitiu expandir as campanhas de coleta para municípios de diferentes regiões. A proposta visa interiorizar os serviços de saúde e facilitar o acesso da população à doação voluntária.

Ao longo do primeiro ano de atuação, a unidade visitou as cidades de Marco, Croatá, Moraújo, Sobral, Barbalha, Juazeiro do Norte, Crato, Fortaleza, Aracatiaçu e Maranguape. O equipamento faz parte da estratégia de coletas externas do Hemoce, que inclui ações em locais de grande circulação, como shoppings e eventos. Desde que entrou em operação, a estrutura contribuiu para as 55.363 coletas fora das unidades fixas.
Considerando todos os tipos de coleta, o Hemoce registrou 120.607 bolsas de sangue no período. Quase metade desse volume foi obtida por meio das ações externas, demonstrando o impacto das estratégias de descentralização.

A emenda parlamentar teve valor de R$ 1.537.292,21, destinada entre os anos de 2020 e 2022. “Com estrutura adequada e capacidade de deslocamento por todo o estado, o veículo contribui para interiorizar as ações de saúde, garantir mais autonomia às comunidades e estimular a cultura da solidariedade”, comentou Denis.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.