
O Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), criado pelo Governo do Estado para avaliar o desempenho ambiental dos municípios e incentivar políticas públicas de preservação, mostrou resultados positivos para a região do Cariri em 2025. Das 29 cidades avaliadas, 26 conquistaram a nota máxima de 1,00 no levantamento.
As exceções foram Barbalha (0,95), Jardim (0,90) e Missão Velha (0,95), que não atingiram o desempenho pleno. O indicador é importante porque orienta o repasse de até 2% da arrecadação do ICMS às cidades melhor avaliadas, recursos que devem ser aplicados em projetos de sustentabilidade e conservação dos recursos naturais.
O estudo considerou critérios como gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, coleta seletiva e destinação correta de materiais de saúde, além da inclusão de catadores em programas e ações sociais voltadas à sustentabilidade de suas atividades. Lideranças da região comemoraram os avanços. O prefeito de Santana do Cariri e presidente do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Samuel Cidade (PT), ressaltou o esforço conjunto das equipes municipais. Já o secretário de Meio Ambiente de Altaneira, Ricardo Rufino, destacou que o desempenho garante, além de reconhecimento, um incremento anual estimado em R$ 460 mil para o município.