PUBLICIDADE

Carla Zambelli é presa

Carla Zambelli é presa em Roma, na Itália. A deputada federal licenciada havia recebido a pena de dez anos de prisão - (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Carla Zambelli é presa em Roma, na Itália. A deputada federal licenciada havia recebido a pena de dez anos de prisão – (Foto: Marcos Corrêa/PR)

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29/07) em Roma, capital da Itália. A parlamentar foi incluída na lista vermelha da Interpol. A informação foi divulgada por Angelo Bonelli, deputado italiano do partido. Segundo Bonelli, a prisão aconteceu após ele repassar à polícia italiana o endereço onde Zambelli estaria hospedada. 

De acordo com o italiano, as autoridades do país europeu já haviam iniciado o processo de verificação da identidade da brasileira, condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão. Ela é acusada de invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de dados falsos. “A Polícia está atuando. O apartamento está localizado, e os procedimentos estão em andamento”, afirmou Bonelli nas redes sociais.

Zambelli foi sentenciada por sua participação em um esquema de invasão ao sistema do CNJ, que resultou na emissão fraudulenta de mandados de prisão, inclusive contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes. A condenação levou à perda de seus direitos políticos e, com o trânsito em julgado, à expectativa de cumprimento imediato da pena.

Desde junho, a deputada estava na Itália, país onde possui cidadania italiana. A dupla nacionalidade trouxe obstáculos ao processo de extradição, já que a legislação italiana impõe limitações à entrega de seus próprios cidadãos a outros países.

Zambelli é presa – confira reações e pedido de extradição

A prisão de Zambelli ocorreu após o governo brasileiro formalizar o pedido de extradição junto ao governo italiano. O embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, confirmou que os trâmites foram iniciados, mas alertou que o processo poderia levar meses por conta das garantias que precisam ser apresentadas, especialmente quanto às condições da pena no Brasil.

Deputados italianos também cobraram publicamente ações mais firmes das autoridades italianas. A cidadania italiana de Zambelli pode dificultar ou atrasar a entrega ao Brasil. A defesa da deputada ainda não se pronunciou oficialmente sobre a prisão.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir