A Prefeitura de Fortaleza realizará o Carnaval 2026 entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com programação gratuita em diferentes pontos da cidade. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e integra as comemorações pelos 300 anos da capital cearense.
A abertura oficial ocorrerá no Teatro São José e as atividades se estenderão por polos como Aterrinho da Praia de Iracema, Praça da Gentilândia (Benfica), Mercado dos Pinhões, Largo da Mocinha, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz e Avenida Domingos Olímpio. O homenageado desta edição é o músico Macaúba do Bandolim.

A programação contará com oito palcos distribuídos em oito regionais de Fortaleza, reunindo mais de 100 atrações locais, nove atrações nacionais e quatro bloquinhos de rua independentes. As atividades começam na sexta-feira (13/02), a partir das 18h, com o Baile de Máscaras em comemoração aos 111 anos do Teatro São José.
No Benfica, na Praça da Gentilândia, as apresentações ocorrerão de sábado a terça-feira, a partir das 13h. No Mercado dos Pinhões, os shows acontecem diariamente, a partir das 16h. O Largo da Mocinha receberá, diariamente, a partir das 18h, os blocos Num Ispaia Senão Ienchi e Concentra Mas Não Sai.
No Parque Rachel de Queiroz, estão previstas quatro atrações por dia, com início às 16h. Já no Aterrinho da Praia de Iracema, as apresentações começam às 17h e reúnem artistas locais e nacionais, incluindo Macaúba do Bandolim, Arlindinho, Tarcísio do Acordeon, Noda de Caju, Wiu, Djonga, Yasmin Sensação e Olodum.

Uma das novidades do Carnaval 2026 é a inclusão de um palco na Avenida Domingos Olímpio, circuito tradicional dos desfiles carnavalescos da cidade. O local receberá apresentações de artistas fortalezenses e shows dos cantores Chico César e Jorge Aragão. Ao longo da programação, estão previstos cortejos de 43 agremiações, sendo 15 maracatus, cinco cordões, nove blocos, oito escolas de samba e seis afoxés.
A programação infantil ocorrerá diariamente em dois polos. No Passeio Público, as atividades acontecem das 9h às 12h, com duas atrações voltadas à primeira infância. No Parque Rachel de Queiroz, a agenda diária inclui uma atração infantil no início da programação.
Todas as atividades do Carnaval de Fortaleza 2026 terão acesso gratuito. A programação completa do Ciclo Carnavalesco está disponível no aplicativo Farol da Cultura, que permite consultar a agenda, localizar palcos e acompanhar os eventos em tempo real.
Economia e Turismo
Segundo estimativa do Observatório, o período entre 16 de janeiro e 17 de fevereiro de 2026, que abrange o Pré-Carnaval e o Carnaval, deve registrar a circulação de 227.140 turistas em Fortaleza. O número representa crescimento de 13,6% em relação a 2025. A expectativa é de impacto econômico de aproximadamente R$ 1,15 bilhão, valor 18,4% superior ao registrado no ano anterior.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


