PUBLICIDADE

Carteira Nacional Docente começa a ser emitida para professores

O Governo Federal anunciou, nesta quarta-feira (15/10), a abertura do sistema de solicitação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), em comemoração ao Dia dos Professores. O documento oficial terá validade em todo o território nacional e será destinado a professores de todas as etapas e níveis de ensino, das redes pública e privada.

A CNDB permitirá acesso a benefícios exclusivos do programa Mais Professores para o Brasil, como meia-entrada em cinemas, teatros e shows, ferramentas de trabalho e cartões de crédito com condições diferenciadas. Descontos em hotéis e vantagens do programa #TôComProf, que inclui lojas físicas, e-commerce e serviços de diversas categorias, também estão previstas.

O MEC também anunciou a distribuição de 100 mil computadores a professores e o lançamento da nova versão do Portal de Formação Mais Professores, com cursos gratuitos de formação continuada, graduação, mestrado e doutorado. A Carteira Nacional Docente terá validade de dez anos.

Carteira Nacional Docente viabiliza vantagens exclusivas para professores
Foto: Angelo Miguel/MEC

Como pedir?

O sistema de solicitação estará disponível a partir do dia 16 de outubro na página do programa Mais Professores, por meio da conta gov.br. Para solicitar, o docente deve ter CPF regular e estar em exercício em instituição de ensino.

O sistema preencherá automaticamente dados pessoais e vínculo com a instituição. O professor precisará conferir e confirmar as informações, atualizar endereço e contatos, e enviar uma foto conforme os parâmetros exigidos. Ao final, será possível visualizar e baixar a versão digital da CNDB, garantindo acesso imediato aos benefícios.

Premiações

Além da CNDB, o Ministério da Educação (MEC) premiará 100 mil professores das escolas com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A premiação considerará contextos desafiadores, respeitando o nível socioeconômico das escolas, com base em dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), validados pelas redes de ensino.

Carteira Nacional Docente viabiliza vantagens exclusivas para professores
Foto: iStock

Podem participar professores de todos os estados e do Distrito Federal, nas categorias anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Para concorrer, o docente deve preencher um formulário no sistema de solicitação da CNDB. O preenchimento não garante a premiação, que será verificada junto às bases oficiais do Governo e das redes de ensino.

Os vencedores receberão um cartão do Banco do Brasil com crédito de R$ 3 mil para aquisição de computadores, notebooks, minicomputadores e tablets. A execução da iniciativa será realizada pelo MEC, em parceria com o Inep, a Capes e o Banco do Brasil.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir