O primeiro Concurso Internacional de Desenhos Animados Tingis deixou um saldo positivo para o cartunista cearense Cival Einstein. O evento foi realizado em dezembro de 2023, mas o resultado só saiu em janeiro passado, em Marrocos, um país soberano situado na região do Magrebe, no norte da África.
O artista, detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, ficou em 3º lugar na categoria Caricatura do 1st Tingis International Cartoon Competition. Assinaram a organização do certame, a Associação Tassoult, liderada por BENRKIA Mounir e, também, a Academia Ataa em Tânger, em Marrocos.
“Proteger as Crianças das Guerras” era o tema principal do Concurso, que contou ainda, com um segundo tema: “Um Retrato do Caricaturista Marroquino Abdel-Ghani Al-Dahdouh”. A competição internacional envolveu 147 artistas de 39 países de diferentes continentes, que apresentaram 362 obras, dentre elas, buds e crianças.
Os três vencedores dos primeiros lugares receberam Certificados de Honra concedidos pela Tassoult, que agradeceu ainda ao júri formado por sete membros: Rael Khalil (Síria); BENRKIA Mounir (Marrocos); Souad Hamouch Al-Hafidi (Marrocos); Emad Hajjaj (Jordânia); Fan Lintao (China); Mariana Avramescu (Romênia) e Vasco Garcalo (Portugal).
As evidências também foram alocadas para escolhas do público. Conquistaram a categoria Desenho Animado do Concurso, que buscou proteger as crianças das guerras, os inscritos do Irã: Ehsan Ganji em 1º lugar; Mohammad Arezou em 2º e Mahboob Pakdel em 3º lugar. Já os prêmios de apreciação da categoria ficaram com Muammar Kotbar (Turquia) e Mohammad Hussein Akbari (Irã).
Na categoria Retrato que homenageou o artista de Tânger Abdel-Ghani Al-Dahdouh, o júri premiou Antônio Santos (Portugal) com o 1º lugar; Mahmoud Kermani (Irã) com o 2º e Cival Einstein (Brasil) com o 3º lugar. Receberam os prêmios de apreciação da referida categoria, os artistas Khedr Hassan (Egito) e Wang Wei (China).
O cartunista Cival Einstein concedeu entrevista ao Porta ANC, onde revelou: “o concurso foi bem recebido pelos observadores, especialmente à luz das guerras no cenário internacional em que sofrem vítimas inocentes, especialmente crianças.
Os prêmios de agradecimentos concedidos aos botões e jovens ficaram com Hadis Akbari Sistani (Irã); Liu Leye (China) e Mohamad Reza (Irã). E os prêmios de voto público com Soumaia Elbaidaoui (Marrocos) em 1º lugar; Aicha Madhouss, também de Marrocos, em 2º; e Tarek Al-Sakhraoui (Argélia).
Todos os participantes desta edição do Concurso Internacional rebeceram Certificados de Participação e Catálogos, distribuídos pela Associação Tassoult, liderada por BENRKIA Mounir e, ainda, pela Academia Ataa em Tânger.