
O caso suspeito de gripe aviária no estado do Ceará recebeu o resultado negativo nesta quarta-feira, (21), de acordo com a Casa Civil do Governo do Estado. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), estava investigando a suspeita na cidade de Salitre, na região do Cariri. Com o resultado negativo do exame, o estado foi considerado livre da doença.
O material foi coletado e encaminhado para passar por análises laboratoriais em São Paulo e estava sendo acompanhado por Elmo Aguiar, que é presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri).
A coleta foi realizada em uma criação que tem como intuito a subsistência com um rebanho com cerca de 40 animais em Salitre. Amostras de sangue, swab de traqueia e cloaca foram coletadas para que fosse possível identificar possíveis infecções causadas pelo vírus da Influenza Aviária.
No Brasil, a primeira confirmação da gripe aviária ocorreu em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, o que levou à suspensão das exportações brasileiras de frango para diversos países, incluindo China, União Europeia e Japão.
O Ministério da Agricultura garante que não há risco para consumo de carne ou ovos provenientes das regiões afetadas.