PUBLICIDADE

Casos de Covid no Ceará crescem 83% em uma semana

Nos últimos dias, o Ceará tem registrado um aumento no número de casos de Covid-19. Entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro, a quantidade de testes positivos subiu de 2,3 mil para 6,4 mil. Os dados são do Integra SUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

De 24 a 30 de novembro, 51,7% dos exames realizados no estado apresentaram resultados positivos para o coronavírus. Já entre 1º e 7 de dezembro, a taxa de positividade subiu para 54,3%, totalizando 6.478 casos confirmados de Covid-19 no Ceará.

Contudo, os números oficiais de casos confirmados nas duas semanas são menores. Na última semana de novembro foram registrados 3.568 casos e na primeira de dezembro, 5.204. Isso acontece devido ao intervalo entre a realização do teste e a notificação do caso no sistema.

Casos de Covid no Ceará crescem 83% em uma semana
Foto: Shutterstock

Os grupos com maior incidência de casos, no momento, são os bebês com até 2 anos e os idosos, especialmente os com mais de 80 anos, que são mais vulneráveis a formas graves de Covid-19. Nesse cenário, Ana Cabral, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Sesa, ressalta a necessidade de medidas preventivas, tanto individuais quanto coletivas.

Onde realizar o teste de Covid?

Em relação à testagem, as autoridades de saúde orientam que, caso uma pessoa apresente sintomas como febre, tosse, coriza ou dor de cabeça, ela deve procurar um posto de saúde para realizar o exame. A testagem é organizada pelos municípios, com base em estratégias locais.

Nos postos de saúde, o teste pode ser feito dependendo da organização local. Embora a Secretaria de Saúde distribua testes rápidos, a implementação de estratégias fica a cargo de cada município. Para casos mais graves, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) devem ser procuradas, onde também é possível realizar o teste de Covid, caso seja indicado por um médico.

Além disso, farmácias em Fortaleza estão comercializando autotestes, que variam entre R$ 40 e R$ 100. No entanto, o Ministério da Saúde recomenda que a testagem seja feita a partir do terceiro dia de sintomas para garantir resultados mais precisos, evitando falsos positivos e negativos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir