Dados apontam que houve uma redução de 60% nos casos de dengue em Fortaleza durante o primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Ao todo, foram 1.465 casos confirmados entre janeiro e junho contra os 3.651 dos primeiros seis meses do ano passado.

Segundo Nélio de Morais, coordenador de Vigilância em Saúde de Fortaleza, essa queda é atribuída, principalmente, às vistorias e limpezas realizadas nas residências. Além disso, Nélio também cita algumas iniciativas implementadas pela Prefeitura. São elas, a Operação Inverno e a Operação Fronteira, ambas reforçando a busca por focos em locais mais vulneráveis à infestação do mosquito, seja bairros ou limites de município.
“Ressalto que a participação popular é fundamental nesse processo. É importante que a população realize, pelo menos uma vez por semana, a vistoria em seu imóvel, verificando a caixa d’água, calhas, armazenamento de água, espaços em desuso e tudo que possa propiciar criadouros”, comentou o coordenador.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.