O brasileiro Wilton Pereira Sampaio foi o escolhido para apitar a partida entre Inglaterra e França, neste sábado (10), às 16 horas de Brasília, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Os assistentes também serão brasileiros: Bruno Boschilia e Bruno Pires.
Nesta Copa do Mundo, Wilton vai apitar seu quarto jogo. Ele já esteve em Senegal x Holanda, Polônia x Arábia Saudita e Holanda x Estados Unidos no Catar. Raphael Claus apitou Inglaterra x Irã. Assim, o Brasil também quebrará um recorde. Na Copa do Catar, contando com Inglaterra e França serão cinco jogos apitados por brasileiros.
Claus continua no Catar e pode ser escalado para a sequência da competição, assim como os assistentes Danilo Simon, e Neuza Back.
Em 2018, na Copa da Rússia, com a Argentina eliminada nas oitavas de final, o argentino Nestor Pitana, que arbitrou a abertura entre Rússia e Arábia Saudita, esteve na final entre França e Croácia. A escalação de árbitros brasileiros para as próximas fases depende da classificação ou não do Brasil para as semifinais e final.
Brasileiros em finais
Arnaldo Cézar Coelho e Romualdo Arppi Filho foram os árbitros brasileiros que apitaram finais de Copa do Mundo.
Arnaldo apitou a final de 1982, a vitória da Itália por 3 a 1 frente a Alemanha, na Espanha, e Romualdo apitou 4 anos mais tarde a disputa entre Argentina e Alemanha, que terminou com a vitória por 3 a 2 e o títulos dos ‘hermanos’ no México.
José Roberto Wright até hoje foi o árbitro que foi mais longe em Copas do Mundo, quando apitou, em 1990 na Itália, a semifinal entre Alemanha e Inglaterra, que terminou em 1 a 1 nos 90 minutos, com vitória da Alemanha nos pênaltis por 4 a 3.
Sandro Meira Ricci foi o árbitro que foi mais longe em 2018, apitando a partida de quartas de final entre Rússia e Croácia, empatada em 2 a 2 no tempo normal e com vitória da Croácia por 4 a 2 nos pênaltis.