Milhares de pessoas compareceram, no último sábado (03/05), ao lançamento da edição 2025 do “Festival Viçosa, Mel e Cachaça”, evento que valoriza a tradição, a cultura e a gastronomia do município de Viçosa do Ceará. No entanto, um determinado episódio em uma das apresentações musicais causou polêmica entre os católicos da região. Segundo os fiéis que compareceram ao evento, uma das apresentações do show trazia a projeção de imagens ao fundo do palco. Em uma das exposições, católicos intitularam como “desrespeito” a imagem de Nossa Senhora de óculos de sol. Ainda segundo os responsáveis pela reclamação, outras projeções “deturparam” passagens da Bíblia Sagrada, a exemplo da exposição de Jesus sendo crucificado em condições que fogem ao que está registrado nos escritos históricos.
De acordo com uma das pessoas que compareceu ao evento, um dos cantores chegou a pronunciar por diversas vezes um “alô para a turma do paredão amarelo”. O recado fazia referência a grupos que estavam prestigiando o festival nas proximidades do prédio da igreja católica, que carrega a cor mencionada nos “alôs” do artista. Todo esse contexto levou às autoridades religiosas locais à realização de um pronunciamento. Segundo a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, tudo o que foi relatado causou sentimentos de “tristeza e repúdio” à comunidade católica.
Católicos manifestam insatisfação com suposto desrespeito religioso em evcento cultural; confira a nota na íntegra:
“A Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em comunhão com a comunidade católica de Viçosa do Ceará, manifesta profunda tristeza e repúdio ao episódio ocorrido no último dia 03 de maio, no polo turístico da Igreja do Céu, no lançamento do festival ‘Viçosa Mel e Cachaça’. Durante o show, foram projetadas imagens que descontextualizaram passagens da revelação bíblica e deturparam símbolos sagrados da fé cristã, como a representação de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Virgem Maria, em uma releitura ofensiva e desrespeitosa aos sentimentos religiosos do povo cristão […] tais representações ferem profundamente os sentimentos religiosos da comunidade e configuram grave desrespeito à liberdade de crença”, diz um trecho da nota oficial.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Paróquia de Nossa Senhora da Assunção (@pnsavicosa)
A Prefeitura de Viçosa do Ceará, uma das apoiadoras do evento, não se pronunciou sobre essa situação. A organização do evento também não trouxe um posicionamento diante das denúncias e do posicionamento da Paróquia. As apresentações da noite de lançamento contaram com as participações da cantora Karenzinha, do sanfoneiro Nonato Lima e da atração nacional, Toni Garrido. Apesar de o público não mencionar em qual momento essas imagens são expostas, é possível observar pela miniatura das fotos na nota de repúdio que as projeções acontecem no momento da apresentação do ex-vocalista da banda Cidade Negra.
A edição do Festival Viçosa, Mel e Cachaça está marcada para ocorrer nos dias 19, 20 e 21 de junho.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por A Notícia do Ceará – Rede ANC (@anoticiadoceara)
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.