Caucaia deu, nesta terça-feira (28/10), o primeiro passo para a criação de um Parlamento Metropolitano, que reunirá as 19 Câmaras da Região Metropolitana de Fortaleza. O protocolo de intenção foi assinado pelo presidente da Câmara de Caucaia, Tanilo Menezes (MDB), e conduzido pelo presidente da Câmara de Maracanaú, Raphael Pessoa (MDB). O próximo passo é alinhar o regimento interno do novo órgão com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
O projeto, idealizado em 2017, havia perdido força com as mudanças de legislatura, mas agora tem recebido adesão das Casas Legislativas metropolitanas. Segundo Raphael, a iniciativa pretende fortalecer a atuação conjunta dos municípios em pautas comuns, como mobilidade urbana, criação de anel viário e ampliação de consórcios de saúde.

O Parlamento Metropolitano terá caráter consultivo e não terá poderes executivos, como aprovação de leis ou deliberação sobre orçamentos. As reuniões devem ocorrer a cada dois meses e, caso todos os municípios participem, cerca de 300 vereadores integrarão o órgão.
Tanilo destacou que a união das Câmaras “pode aumentar a colaboração do Governo do Estado em solicitações municipais, como a criação de hospitais regionais, ampliação da Procuradoria da Mulher para mais municípios e escolas de gestão”. Os próximos municípios que devem aderir à iniciativa são Chorozinho, Horizonte, Pacajus, Itaitinga, Trairi, Paracuru e São Luís do Curu.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


