O município de Caucaia vai contar com o Hub Caucaia Valley, um equipamento que visa fomentar e dar consultoria para empreendedores com ideias inovadoras na área digital e de tecnologia. Uma reunião para discutir detalhes sobre a iniciativa foi promovida no auditório do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ) . O encontro contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), Natécia Campos, a secretária executiva de Trabalho, Izabel Calado, o secretário executivo de Planejamento Urbano e Ambiental (SEPLAM) , David Pizol, representantes da secretaria de Turismo. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), é parceiro da iniciativa.
De acordo com o especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, o Caucaia Valley será um ambiente físico e digital de conexão de atores do ecossistema de inovação local e terá foco inicialmente em ações de empreendedorismo. Paralelamente, será realizado um hackathon e a aceleração de ideias para a sua transformação em negócios, culminando com um demoday.
A estrutura inicial tem tudo de um hub – governança com head, community manager (líderes setoriais) e advisors (secretarias municipais, IFCE e empresa). “A governança ficará à cargo da Prefeitura de Caucaia, pois com a transferência de metodologia de gestão feita pelo IEL Ceará, o Hub poderá ser tocado independentemente de consultoria externa”, explica o especialista do IEL. O objetivo é viabilizar aos empreendedores de Caucaia uma ambiência que vai além dos espaços físicos, favorecendo a entrega de soluções inovadoras para o município, atendendo às demandas dos setores do comércio, turismo e da energia verde.
Segundo a titular da SDST, Natécia Campos, a secretaria atua além da operacionalização de vagas no mercado de trabalho. Atualmente oferece oportunidades para os empreendedores daquele município. “Hoje nós oferecemos oficinas, realizamos consultorias, capacitações variadas, unidas a linhas de crédito para micro e pequenos empreendedores, e agora damos mais um passo. O Hub Caucaia Valley vem a reboque de uma certeza: o caucaiense pode ainda mais”, disse Natécia. Atualmente, a SDST segue em fase de implementação do projeto. Uma das frentes de trabalho é o desenvolvimento de um projeto de lei específico, que vai instituir a Política de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico de Caucaia.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.